A música baiana resiste às prateleiras do mercado, reafirmando sua força, diversidade e ancestralidade cultural.
Por Jaqueline Sangalo
Com uma alegria no peito que não cabe de tanta satisfação com esse convite para escrever para o Oganpazan, fico pensando no que hoje realmente interessa que reflitamos para escrever aqui. O convite me faz ter aquela sensação da síndrome do impostor — e pergunto: será que sou ou não sou? “Ser ou não ser, eis a questão”, célebre frase do escritor inglês William Shakespeare, que já tinha medo de copiarem suas peças teatrais.
E, antes, a questão era: “Penso, logo existo”. Hoje, segundo Bauman, no livro A Vida para Consumo, o mote seria “Consumo, logo existo”, em que o autor alerta que nós, pessoas, somos a mercadoria. E a música é uma mera caroneira desse estrelato? Noutro dia, ouvi um compositor falando que sua pesquisa repousava nos anos setenta, que a bossa nova foi fonte inspiradora do jazz e que chegou a ser proibida.
O mesmo compositor indica, em suas redes sociais, que um americano jamais tocaria como os brasileiros, e acredito piamente nisso. João, o Gilberto, foi realmente sensacional: pensava, logo, existia. E, mesmo sendo compositor de apenas duas músicas, era um intérprete criativo. É isso aí: a interpretação inclui uma criação. Seja o intérprete vocal, os cantores, os instrumentistas, os musicistas, os atores cênicos, todos acrescentam suas vivências às suas interpretações e dão a elas o seu tom, o tom da sua personalidade, da sua mais pura “criação do espírito”.
Essa criação tem proteção legal, e muito falaremos sobre ela, que, em juridiquês, é chamada de direitos conexos. Eu prefiro a denominação cunhada por Victor Drummond, de direitos de intérpretes, e estes precisam ser garantidos e remunerados. O mundo inteiro já os remunera, bem como o direito sobre as exibições e reexibições, seja em canais abertos ou fechados de televisão.
Verifiquei que a média nacional de cachês de músicos varia em torno de R$ 1.700 a R$ 1.800, a depender da região do país, indo de R$ 1.100 a R$ 3.000 por show, variando se inclui ou não o direito de imagem, que em outro encontro nosso abordaremos.
Mas o barzinho, de norte a sul do país, paga bem menos. E Salvador, pela imensa oferta de excelentes músicos, como já se tem noção, apresenta cachês que variam entre R$ 150 e R$ 200, conforme assevera o músico e cantor Serafim Martines, que diz que as grandes bandas recebem R$ 1.000 a R$ 1.200 por show.
Mas o barzinho é uma equação para lá de difícil. Alguns pontos pioram a situação, como, por exemplo, o bar cobrar uma parte dos cachês. Isso dificulta cumprir a equação, mesmo com os baixos cachês. Via de regra, o “dono da banda” sai sem o dinheiro do transporte. Como diria Chico Buarque: “festa acabada, músicos a pé”.
Já os bares que pagam cachê fixo giram em torno de R$ 700. E canso de ver nossos incríveis músicos correndo de um lado a outro do Rio Vermelho para cumprir três ou quatro pautas, para conseguir chegar a um rendimento mensal de aplicativo. É por amor à arte, sim. Mas pode melhorar.
Estamos na era das reputações. As casas também precisam repensar isso. Bem como as grandes atrações, aquelas do segmento milionário, e outras tantas poderiam dedicar em torno de 10% do seu cachê para o rateio entre os músicos.
O que seria assim: em um cachê de R$ 300.000, R$ 30 mil seriam rateados entre os músicos.
Se forem dez músicos, cada um ganhará R$ 3.000. Aqui em Salvador, para o Carnaval, dividindo-se por hora, em torno de seis horas de trajeto, teríamos R$ 500 por hora.
Arte não tem e não deve ter preço de mercadoria. Arte tem valor e precisa ser um justo valor, o que deve compreender o ganho final dos partícipes do jogo. Esse criativo trabalho deve valer mais que uma renomada calça jeans de marca de alto luxo, pois é um luxo divertir-se ouvindo a mágica caixa sonora de um trio elétrico, tocando tantas coisas lindas, imprimindo impressões em memórias inesquecíveis.
Afinal, se a mercadoria somos nós, também temos que ter uma remuneração digna. Vamos conversar muito sobre plataformas, mercado musical, direitos e demais assuntos concernentes.
AQUELE ABRAÇO
Às vezes me pego pensando por que o mercado continua a querer dizer que o movimento na Bahia acabou. Pergunto: que movimento? A Bahia possui o primeiro registro de samba do Brasil. Outros podem vir, pois há diversos tipos de samba, mas o primeiro é o daqui, indubitavelmente, tombado no processo de nº xxxxxx, junto ao IPHAN.
Dito isso, já fica bem claro que o primeiro registro é o baiano para o movimento do samba, que tem coco, chula, toré, samba de roda, que está dentro dos quilombos e terreiros de religiões de matriz africana, que ajudam a preservar. O que nos leva a concluir que esse movimento, o do samba, não acabou.
O reggae é fortíssimo, com inúmeros e supertalentosos artistas, incluindo Edson Gomes, Gilsan, Tonho Dionorina, JoRas e Jorge de Angélica, além de Zamvan — primeira reggae woman da Bahia —, ambos no andar de cima da espiritualidade.
Com forte representação na Casa do Reggae, com Jussara e um exército de músicos da paz, também nasce o movimento do hip-hop baiano, com o filho de Jussara e os moradores do Pelourinho e cercanias. Então, esse movimento não acabou.
No rap e no trap, temos, além de Baco Exu do Blues, estourado nos EUA — não que isso nos importe, mas é bom para o movimento —, Teto, Matuê, Jovem Dex e Talisca, já com inúmeros seguidores e empurrando esse movimento, também em crescimento.
A força afro também não para nessa cidade que costumo dizer que é a Nova Orleans do Brasil, por conta da musicalidade e do muito respeito com toda a ancestralidade musical que passa e repousa aqui, em todos os nossos tambores de liberdade, no Ilê, Gandhi, Olodum e seus poetas musicais, que tantos filhos pariu, como Pierre Onassis e Denny, da Timbalada.
Atualmente, também temos a incrível Paula Sanfer, feirense, como eu, que vi o Chiclete com Banana tocar, patrocinado pela Pedro Felzemburg, marca que já nem existe mais. Porém, Bel Marques segue cumprindo o literal significado da palavra carisma, que quer dizer conversar com o divino.
Quem já o viu cantar e tocar no trio, em total interação com o público, como já tive por diversas vezes a oportunidade de ver e ouvir, entenderá a longeva carreira dele. Aliás, em trios elétricos, a Bahia também demonstra excelência que não morreu e, aliás, se estende para outros estados. Então, também esse movimento não morreu.
A dificuldade é entender exatamente o que seria Axé. Quem está contido em tal definição? Harmonia do Samba é Axé?
Carreira sólida e a cara da Bahia, o samba que gostamos, do menino baiano que aqui recebeu régua e compasso, como manda bem o mestre Gil, que, lá atrás, apoiou o Gandhi para que essa nossa linda tradição não morresse. O Gandhi é Axé? Moraes era Axé? E Armandinho é Axé? Não e sim, sim e não.
O próprio inventor da denominação revelou que não foi muito feliz, mas foi, pois a Bahia posicionou, por 30 anos, diversos artistas muito bem no mercado nacional. E o mercado sempre tenta que sejam ondas mais curtas para substituir a novidade, mas, ao que se propunha chamar de axé, ficou em altíssima voltagem de vendas e shows durante 30 anos. E, nesse caldeirão, todos aproveitaram a onda.
O que era e o que não era axé? Mas confesso que fico muito em dúvida sobre tais prateleiras e denominações. Márcia Freire, Durval, Claudia Leitte, Netinho, são Axé? E é o Tchan? É samba, pagodão?
O hábito das prateleiras é algo sobre o qual devemos refletir: para que servem?
O rock baiano tem um posicionamento dos mais incríveis do país, vindo desde Raul a Pitty Seixas, com Camisa de Vênus, Gonorréia, Marcelo Nova, Maglore, Cascadura, Banda Mr. Jack e toda a turma da Trinca de Selos, com 400 títulos de rock no Bandcamp. Nem esse movimento morreu.
Mas ainda temos Xênia França, premiada no Grammy Latino; Rachel Reis, indicada; Larissa Luz, Luedji Luna, Afrocidade, Attoxxa, Pedro Pondé, Djaluz, Quabales, Dida, BaianaSystem, se firmando como grandes atrações dentro e fora da Bahia. Sei que estou bem andaluz no ufanismo com o movimento musical baiano, porque é assim mesmo.
Aqui surgem artistas e bandas todos os dias. E, pelo amor de todos os santos e orixás, são meros exemplos e não uma lista terminativa, pois ocupam lugar em meu coração Lazzo, Margareth, Tatau, Ninha, Xexéu, Patrícia, Márcia Short, Robson, Luiz Caldas e tantos outros.
A Bahia já nos deu régua e compasso para afirmar que aqui o movimento musical não parou nunca, independentemente do nome, da prateleira. Como já dizia Jorge Amado: “Baiano não nasce, estreia.”
Matérias Relacionadas
Assine a nossa Newsletter
*Conteúdo exclusivo direto no seu e-mail
No ar!
O choro é livre com o Trio Choro Negro
Do choro ao samba, passando pelo jazz e pela ancestralidade afro-brasileira, o Trio Choro Negro transforma Ouro Preto em território de liberdade, improviso e criação musical. O choro pelas ladeiras de Ouro Preto Meu pai teve atelier em Ouro Preto durante mais de trinta anos….
Levante, uma porrada direta na cara do machismo
Levante, de Drenna, reúne cinco vozes femininas em um potente manifesto de resistência. Confira a análise da letra, da estética e da sonoridade do single. Um bonde da pesada: a gênese de Levante O que acontece quando você forma um bonde da pesada com mulheres…
Vandal é a Bahia profunda em seu álbum de estreia: “VANGUARDAH”
Com direção musical de Russo Passapusso, o álbum de estreia de Vandal atualiza a tradição pioneira da história do rap baiano. “EUH NAOH SOUH TRAPH NEMH BOOMBAPH, SOH PAH TEH ALERTARH, EUH SOUH MPBH, MUZIKAH PAH BAGAÇARH” Vandal produz, em seu álbum de…
Kellven Praiano e uma tradição que voltou pro mar em Corumbau – BA, “Sal Preso 2026”
MC da nação Pataxó, Kellven Praiano estreou com o disco Sal Preso, produzido por Lenis Rino e beats do Aka Nabs e de Denis Duarte. “Sou mais brasileiro, que a bandeira inteira” Em seu disco de estreia, Kellven Praiano nos apresenta “Sal Preso”, em 8…
Zadorica e a sua “Sina”: “o Rap ninguém me apresentou, ele aconteceu” – Entrevista
Entrevistamos a Zadorica, MC e produtora que acaba de lançar o seu disco de estreia: “Sina”, para você saber melhor sua caminhada e ideias! A agência entre formação pessoal e desenvolvimento artístico não opera por causalidades, a todo um trabalho de “reflexão” – flexionar para…
Tigran Hamasyan: folclore, erudição e improviso – o escape para encontrar a liberdade musical
Tigran Hamasyan é um pianista armênio, que conseguiu atenção mundial quando sua interessantíssima visão sobre música folclórica, clássica e improvisação começou a receber atenção do público e das grandes gravadoras. Sempre registrando projetos por selos proeminentes, principalmente do mercado europeu e norte-americano (como Nonesuch Records…
A revolução que vem de Rondônia,o MC kami lauan é o “tTrazedor de Notícia Ruim”
Com dois discos lançados em 2025, o rondoniense kami lauan chega com “tTrazedor de Notícia Ruim”, um disco fora da curva! kami lauan e o seu disco “tTrazedor de Notícia Ruim” é um acontecimento para o rap nacional em 2025. Se você acompanha de fato…
“Tertúlia” de Galf AC & DJ EB, lírico e rítmico, a música e a poesia Rap – Entrevista!
Com muitas participações, Tertúlia de Galf AC & DJ EB é um disco raiz do rap nacional com uma roupagem atual e consistente! Um dos grandes discos do ano até aqui, “Tertúlia” contém 11 músicas e diversas participações de nomes como Rodrigo Ogi, Ravi Lobo,…
