O Festival DoSol, um dos mais importantes festivais da cena musical independente brasileira, será realizado em versão online em 2021.
Há mais de uma década o Festival DoSol movimenta a cena musical independente brasileira com line-up´s de tirar o fôlego. Fruto de uma caminhada árdua e persistente, empreendida pelo Combo Cultural DoSol, que há vinte anos atua no fortalecimento da cultura potiguar e nordestina.
Assim como em 2020, o Festival DoSol será realizado na modalidade online, devido à pandemia do Covid-19 e da completa incompetência e morbidez do governo federal, representado pelo excrementíssimo presidente da república, que só faz aumentar a força da proliferação do vírus.
Pagamos o pato, nós trabalhadores, que temos que enfrentar uma vida social insalubre, na qual a maioria tem que se expor ao risco de contágio, pois precisa sair para trabalhar e garantir o sustento de si e de sua família. Enquanto, alguns tem a sorte de desempenhar suas atividades laborais de casa, mas tendo que lidar com a insanidade que é a reclusão domiciliar compulsória. Claro, refiro-me à parcela detentora de um mínimo bom senso.
Os trabalhadores e trabalhadoras da área cultural ficam entre a cruz e a espada, na medida em que a realização plena de suas funções depende do espaço físico e de tudo que envolve uma boa aglomeração para curtir aquele show esperto.
Contudo, não dá pra ficar deitado na cama em posição fetal esperando o fim ou a resolução miraculosa das calamidades que estão se abatendo sobre nós. Por isso mesmo o Festival DoSol Online 2021 tem todo seu motivo de ser. Na falta de um mundo de interações presenciais, as atividades passam a ser desenvolvidas na esfera digital.
Voltado para a cena potiguar, o festival apresentará novos artistas locais, mostrando a força da música e cultura do Rio Grande do Norte. Ana Morena, produtora do DoSol, nos diz que “Será um retrato
interessante do que está sendo produzido em terras potiguares já que a programação conta com artistas bem diferentes uns dos outros e alguns ainda não tão conhecidos no Estado. Também optamos em fazer toda a mostra dentro de casa, no Estúdio DoSol”.
Vemos pela fala da Ana, que a edição do DoSol online será pautada pela diversidade sonora, que será apresentada por nove artistas que representam a cena musical potiguar. Confiram a lista: Txio Paulinho, Ananda K, Hell Lotus, Camila Masiso, Dega, Camarones Orquestra Guitarrística, Cazasuja, Filipe Toca e Ferve.
Sobre os artistas, o produtor Anderson Foca nos informa que: “Com exceção de Camila Masiso e Filipe Toca, todos os artistas da mostra lançaram ou ainda vão lançar álbuns com o DoSol nessa temporada. O festival termina servindo de vitrine para o público ter uma noção maior do que vem por aí”.
O Festival DoSol Online edição 2021 será transmitido pelo DoSolTV (youtube do Dosol). Além disso, todas as sessões gravadas serão exibidas na Music Box Brasil, canal de musica reproduzido nas principais TVs a cabo do país.
O Festival Dosol Online 2021 vai ao ar no sábado (20/02), a partir das 20h no youtube do DoSol, com patrocínio da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc, Prefeitura do Natal e Governo Federal. Todos os shows ficarão disponíveis após a exibição ao vivo.