Steel Pulse Ku Klux Klan o grupo levantava sua voz!

Steel Pulse é um grupo inglês que há 40 anos lançava o seu primeiro single: Ku Klux Klan, contra os supremacistas brancos americanos!

Steel Pulse

A cidade de Birmingham em Londres, não nos ofereceu apenas o Black Sabbath e o Judas Priest como pilares do que melhor se produziu na música popular e da pesada do século XX. De lá também saiu uma das melhores bandas da história do reggae, Steel Pulse que em 1978 se tornou mundialmente conhecida pelos apreciadores da música jamaicana. Calcando o seu som no reggae roots, com letras fortes de cunho Pan africanista, o grupo formado originalmente em 1975 por: David Hinds (vocal e guitarras), Basil Gabbidon (guitarra solo e vocais) e Ronald McQueen (baixo), se conheceu no Handsworth Wood Boy School. 

Lançando trabalhos desde 1976 apenas dois anos depois o grupo preparou uma verdadeira perola negra musical que impulsionaria seu trabalho às paradas de sucesso e os fariam conhecidos mundialmente. Um ano antes, em 1977, a Inglaterra tinha testemunhado o surgimento do Punk ao vivo na tv, assustada com os impropérios proferidos em rede nacional por Joãozinho Podre e sua turminha.

Em 1978 o clima musical na ilha era efervescente e as misturas musicais começam a florescer, havia naquela altura uma digamos, amizade entre os músicos punk e reggae. Grupos emergentes como o The Police já incluíam o reggae como fonte de inspiração e apenas um ano depois lançaria o icônico Reggatta De Blanc (1979). Ainda em 1977-78 o Steel Pulse incorpora ao grupo Selwyn “Bumbo” Brown (teclados), Steve “Grizzly” Nisbett (bateria), Alphonso Martin (vocais e percussão) e Mykaell Riley (vocais), fechando assim o time. 

Ainda na virada de 1977 -78 o grupo inglês se recusa a tocar em qualquer lugar, afirmando assim sua integridade politica e religiosa, sobre o assunto o vocalista declarou: “Nós não nos inclinamos para a Babilônia. Nós pagamos o preço, e continuamos, levando a música diretamente às pessoas. Agora estamos dando os últimos retoques ao próximo álbum, e as vibrações nunca foram melhores.” . O álbum em questão é o seu disco de estreia o maravilhoso Handsworth Revolution (1978). 

Em fevereiro de 1978, o Steel Pulse lança o seu primeiro single oficial: Ku Klux Klan, uma verdadeira pedrada a atingir em cheio o contexto politico, racial e social da época na Inglaterra. A música é um alerta, mas sobretudo é um chamamento da comunidade negra à sua alto defesa. Triste notar o quanto essa música ainda hoje é atual, um momento onde percebemos o crescimento exponencial do supremacismo branco em países como os E.U.A, e em países do norte Europeu. 

Logo após o lançamento do single em abril, o Steel Pulse foi convidado a participar do festival organizado a época Rock Against Racism, organização surgida para combater a crescente tensão racial e o aumento de grupos supremacistas brancos àquelas alturas na Inglaterra. As apresentações ao vivo do grupo de Birmingham são um capítulo a parte, além da energia ao vivo, das roupas coloridas emanando muita força e beleza no palco, a irreverência e a provocação compunham também o jogo deles. A essa altura, os caras não se furtavam e dois dos backing vocals entravam no palco vestindo o capuz da Ku Klux Klan. 

As apresentações ao vivo só fizeram o sucesso do Steel Pulse aumentar, levando-os aos topos das paradas de sucesso, reconhecimento que os fez embarcar logo logo numa turnê europeia junto ao mestre Bob Marley. Apenas quatro meses após o lançamento do primeiro single, os caras lançavam seu primeiro disco Handsworth Revolution (1978) e fincavam de vez os pés no estrelato e no reconhecimento mundial. Mas isso é papo pra outra hora. 

Por enquanto, curtam essa música emblemática e sigamos atentos aos fascistas:

Articles You Might Like

Share This Article