Diomedes e Baco: a Contra Hegemonia de Sulicídio

https://www.youtube.com/watch?v=_2r0OtMxj20

Contra Hegemonia num ataque nordestino. Bando de Lampião. Diomedes Chinaski e Baco soltaram Sulicídio, trap com a produção de Mazili & Sly!!

Por Gil Daltro

Cresci ouvindo muito hardcore e rap. Dentre os raps nacionais a playlist tinha muito Racionais, Sabotage, Xis, MV Bill, Facção, e umas paradas que já eram a mistura dos dois gêneros tipo Planet e Pavilhão. Esses sons de 15-20 anos atrás são bases sólidas pra mim e seguem atuais e são de grupos formados no Rio ou em São Paulo. Só que pelo menos nos últimos 5 anos minha playlist só tem tocando os sons produzidos na Bahia e no Nordeste de maneira geral, e o motivo não é bairrismo. Não que aqui não tivesse trampo de qualidade antes, mas os do sudeste eram muito bons também e o “sudestocentrismo” não deixava os ventos norte e leste soprarem pro resto do Brasil e as vezes era até empecilho pra valorizarmos nossos próprios sons devidamente.

A questão é que hoje a porrada ta vindo do lado nordeste do mapa com mais qualidade e consistência do que muita coisa da dita nova geração do sudeste e novamente os olhos ficam voltados apenas para o eixo Rio-SP. Daí 2 caras, Diomedes e Baco pensaram: se não vai por bem, vai por mal! E aí chegaram de carro-bomba na cena!

Quem se ofendeu não pegou visão, a pedrada é sobre romper a hegemonia, pai! É sobre ouvir as melhores rimas da década e saber de maneira frustrante que nem 10 mil pessoas ouviram aquilo no YouTube enquanto umas ideias nada com nada viralizam pra milhões da noite pro dia. Baixa sua bola, baixa seu ego e aprende que o mundo é maior do que você achava que era. Nordeste não tem apenas gente pra você chegar, tocar e vazar. Começa a pesquisar e ouvir o que se produz aqui e quem sabe teu próximo single sai mais original e interessante.

Articles You Might Like

Share This Article