Rock Pernambucano em 10 Bandas Fundamentais

Vamos de mais uma edição do Bolodoido Musical. Desta vez Dudu nos traz 10 grandes bandas do rock pernambucano!

Continuando meu passeios pelos estados nordestinos, agora atraco em Pernambuco, outro estado que tenho uma relação muito boa com as pessoas, que já passei alguns muitos carnavais e estado onde minha mãe reside.

Além de tudo isso, Pernambuco é a sede de um dos festivais mais importantes do Brasil, o Abril Pro Rock, o qual tive o prazer de comparecer em algumas edições, vendo shows memoráveis. Mas sobre o APR iremos discorrer melhor em momento oportuno.

Agora a onda é ver o que poderia passar pra vocês desse estado através de 10 bandas.




1 – Devotos

De início eles, os caras que colocaram o Alto José do Pinho na boca de todo Brasil, que mudaram a cara de seu bairro e foram responsáveis por devolver o orgulho aos moradores daquela localidade, quem nunca quis conhecer o AJP apenas por conta da faixa “Punk Rock Hardcore Alto José do Pinho”?

E vou dizer pra vocês, show dos caras em Recife é outrafita. É gente do punk / hardcore, metaleiro, do pagode, os boyzinho, as boyzinhas, os galerosos… enfim, é algo bem popular na cidade, como nunca vi outra banda punk no Brasil ser.

Outra experiência maravilhosa foi ver os caras em Casa Amarela, jogando em casa o Devotos brilha ainda mais. Eternamente grato a meus amigos Mago (Rabujos) e Braytner (Como Desistir?) por me levarem e me fazer companhia.

Arrisco a dizer que, como nenhum outro grupo, o Devotos retrata a realidade local, é quase um documentário sobre Recife as letras dos caras.


2 – Eu o Declaro Meu Inimigo 

Coincidentemente (?) essa banda tem o nome da faixa do Devotos que postamos acima. Uma banda sensacional, como todas dessa lista, que tive o prazer de tocar na tour que fiz com minha banda lá por cima. E que show senhores e senhoras…que show!

Hardcore diretão, sem massagem mesmo, com esse vocal rasgando tudo.


3 – Sheik Tosado

Voltando um pouco no tempo, vale lembrar desses caras que tive o primeiro contato quando eles tocaram no festival Rock In Rio, no palco principal, no ano de 2001.

Ligo a TV pela tarde e ouço “Som de caráter urbano e de salão…” isso numa pegada bem frenética, de pronto penso: KIPORRAÉESSA!!!?? Ai mais a frente os caras largam que “O Hardcore brasileiro é o frevo”, fez todo sentido, expressão mais correta não existe.

Corri pra comprar o CD dos caras, lançado pelo selo Trama, cujo o nome é justamente “Som de caráter Urbano e de Salão”.

Uma curiosidade do Sheik Tosado é que tem integrante dos caras que foi tocar no Mombojó e o próprio China (vocal) chegou a compor pro Mombojó. China, pra quem não sabe é aquele doidão que apresenta do carnaval no Band Folia.


4 – Cambio Negro

Não, esse não é o grupo de rep brasiliense, cujo um dos integrantes era o X. Afinal o papo aqui é Pernambuco.



Câmbio Negro, que por muitos é chamada de Câmbio Negro HC justamente para diferenciar do grupo de rap, é uma clássica banda de hardcore pernambucana, que tem no vocal Ajax, que também foi vocal de outra importante banda de Olinda, Os Cachorros.

Tive o prazer de ver um show de reunião do Câmbio Negro em um dos APR’s que fui.


5 – Ginásio Pernambucano

Muito se fala de Pernambuco com relação a sempre as bandas de lá, mesmo as da vertente hardcore / punk ter influências locais, inclusive citam isso como um defeito. Eu acho sensacional, os caras conseguem subverter algo que veio dos gringos e fazer daquilo, não apenas sonoramente, como nas letras, algo nosso, com a cara do Nordeste.

Contudo, existem bandas que bebem diretamente na fonte de estilos gringos, tais como Ginásio Pernambucano, que foi uma banda de powerviolence sensacional de Recife.

Inocente e rápida, com uma boa banda powerviolence.




6 – Rabujos

Outros que já poderem serem considerados clássicos de Pernambuco são os Rabujos. 

Além de terem se apresentado no Abril Pro Rock, os caras tão na ativa a miliano e cada vez mais sujos e agressivos, na total essência grind.

Os caras passaram por Salvador no final de 2017, fazendo um show no Buk Porão e outro no Bairro da Paz.

Recentemente a banda lançou um brutal Split com a banda soteropolitana Aphorism.


7 – Como Desistir?

Menos violentos que os rapazes anteriores, mas com a mesma atitude hardcore, a Como Desistir? foi outra banda que tivemos o prazer em ver em terras soteropolitanas.

Hardcore melódico, com letras fodas e uma performance fudida!


8 – Bizouro Verde

Bastante influenciados pelo hardcore californiano, com pitadas de skapunk, em 2003 a Bizouro Verde lançava seu álbum “Torna-te quem tu és”. São 12 faixas carregas de nostalgia e diversão.

Lembro que tive acesso a esse disco pelo SoulSeek, um programa de compartilhamento de músicas que, inclusive, já foi pauta no site. Leia aqui.


9 – Subversivos 

Léo, que foi da Bizouro Verde, também tocou nessa banda canhotona até o talo.

Subversivos faz um punk rock, também com influências de ska, com letras relacionadas a política, sobretudo por uma visão vermelha da parada, você pode sentir isso desde a arte dos discos até o nome das músicas.

Os caras permanecem na ativa, mandando muito punk comuna por ai!


10 – Nômades

Outros que também chegaram até SSA foram os Nômades.

Punk pernambucano, Antifascista e muito bem feito.


Rock Pernambucano em 10 Bandas Fundamentais

Por Dudu

Articles You Might Like

Share This Article