Cronista do Morro “Soltando Hit Tipo Granada”

Em seu primeiro videoclipe a baiana Cronista do Morro chega mais uma vez muito pesada, com excelentes linhas e uma estética super agressiva!

cronista do morro

A Bahia é um celeiro de talentos e isso ninguém no Brasil pode negar. É daqui que há muito tempo tem saído diversos artistas e movimentos estéticos que influenciam e influenciaram todo o país. Cronista do Morro, a nova artista que surge agora, diretamente das periferias de Salvador e com apenas dois lançamentos, já começa a mostrar que tomará seu lugar no cenário de qualquer jeito.

Cronista do Morro é uma força da natureza, dessas que logo que se desvela já nos causa espanto imediato. Desde o nosso espanto inicial, no fim do ano passado, que registramos aqui, a sua carreira vem ganhando contornos bonitos de muita força nas linhas, escolhas acertadas e uma caminhada local muito respeitada.

Ela lançou um single no começo do ano, Torro (2019), mostrando um trap com uma pegada politico racial naquele modelo. Em seguida apresentou um vídeo rimando em cima do groove Afrocidade, onde mostrou o quanto a piveta é pesada e versátil, já dando uma palhinha do que vinha em seguida!

Aila Medeiros, é uma garota preta, lésbica e que nessa sua juventude já conhece toda a violência interseccional que lhe atravessa assim como aos nossos e nossas. De trato pessoal carinhoso, ao subir no palco como Cronista do Morro, toda a gentileza e atenção que dispensa no dia a dia, se converte numa agressividade muito grande.

Obviamente ela dirige essa agressividade contra as diversas opressões que atingem o povo preto nessa diáspora genocida. E o faz com uma arte que hoje encontra poucos pares tanto na city, quanto entre as minas que fazem trap no Brasil. Apesar de uma carreira ainda em seus primeiros passos, Cronista do Morro, traz um estilo novo para a cena: dicção escura eivada de linhas gangsta e trabalhando nessa primeira fase de sua caminhada musical com a estética musical do trap.

E nessa perspectiva ela se destaca dentro de uma banca muito pesada de Salvador, a Lápide Rec possui diversos mc’s que vem imprimindo uma estética própria ao trap, e com a Cronista não seria diferente. Se aliando ao produtor King Daka que tem feito os beats nos quais essa mana vem bagaçando sem dó, a Otra Fita é a metade complementar do bondão sinistro que Aila encabeça no clipe de Terror da Leste (2019).

Um dos clipes mais pesados desse 2019 no rap nacional, cortesia da produtora Base 071 que imprimiu uma estética audiovisual muito foda nesse primeiro videoclipe da Cronista do Morro. Dirigido por uma trinca de ouro Edvaldo Raw, Lucas Raion e Iury Taillan, encontraram um equivalente visual à altura dessa geração que a Cronista do Morro representa. Pretos e pretas cientes de sua beleza, conscientes dos nossos inimigos e utilizando seus talentos para fazer o corre sem cair nas armadilhas do sistema!

Com uma fotografia sensacional, Edvaldo Raw e Iury Taillan conseguem demonstrar visualmente algumas características que a música expressa. O vermelho, o amarelo e o preto e branco utilizados no clipe comunicam a agressividade poética como socos, bençãos e a riqueza dxs pretxs. De uma geração que tem conseguido vencer muitas dificuldades e canalizado toda a agressividade que o sistema inspira e nos incute, para a arte. Nos beats, nas rimas, no audiovisual, corpos negros que já são a arte, na medida em que se movimentam. 


Cronista do Morro “Soltando Hit Tipo Granada”

Por Danilo Cruz

Articles You Might Like

Share This Article