‘Reza Forte’, single lançado pela Baiana System no dia 02 de fevereiro, prenuncia seu novo álbum, ‘Oxeaxeexu’, que teve produção do Daniel Ganjaman.
Reza Forte, novo single da Baiana System, ofertado à Iemanjá, no dia consagrado a celebra-la, 02 de fevereiro, mostra que teremos um álbum ainda mais próximo ao imaginário popular baiano. O gesto de lançar o single no 02 de fevereiro, trás uma forte representação da nossa atual condição e que há como reverenciar a rainha do mar mesmo sem comparecer ao Rio Vermelho.
De 2018 pra cá, quando a banda lançou O futuro não demora , muita coisa aconteceu. Bolsonaro começou seu governo de terror, a pandemia veio e o vírus encontrou no apalermado psicótico que desastradamente conduz o país, um aliado poderoso para ceifar a vida dos brasileiros.
A BaianaSystem sempre se posicionou em momentos de crise política no país. Diante dessa práxis inerente à banda, o anúncio do seu quarto álbum nos faz conjecturar sobre o teor das músicas.
O título do quarto álbum da banda une três palavras presentes de forma marcantes no vocabulário baiano, a interjeição ôxe, marca registrada da identidade cultural baiana, assim como a palavra axé, que representa a energia sagrada dos orixás, usada para desejar algo bom a um interlocutor, além de remeter ao gênero musical nascido na Bahia e que também remete ao carnaval. A terceira palavra, exu, trás consigo a presença do orixá que faz a ligação entre o mundo das divindades e o mundo físico. Sendo também o mais humano dentre os orixás, dentre outras características, que o coloca em relação com a vida em várias dimensões.
Oxeaxeexu, contou com produção musical de Daniel Gnajaman, que trabalha conjuntamente com a BaianaSystem pela segunda vez. A primeira se deu com o álbum Duas cidades (2014). Segundo Russo Passapusso, vocalista da banda, Roberto Barreto (guitarra baiana) e o baixista Seko Bass, Oxeaxeexu, contará com três partes, chamadas pelos músicos de “atos”.
O primeiro ato, batizado Navio Pirata, também o nome do trio elétrico que conduz a banda no mar de gente do carnaval de Salvador, será lançado nesta sexta feira 12 de fevereiro. Reza Forte, lançada como single no dia 02 de fevereiro, fará parte do set list de Navio Pirata que contou com a parceria do já membro honorário da BaianaSystem BNegão.
O single Reza Forte sai pelo selo Máquina de Louco que tem foto de capa por Robério Braga e arte de Cartaxo. BNegão divide a autoria do de Reza Forte com os b.systens Russo Passapusso e Seko Bass. O segundo ato de Oxeaxeexu será lançado no dia 05 de março e se chamará Recital Instrumental. O terceiro ato, que completa o álbum, terá o nome de América do Sol, e sai par ao mundo no dia 26 de março.
Mais de BaianaSystem no Oganpazan:
Baiana System – O Futuro Não Demora (2019)
Capim Guiné, Baiana System & Titica numa performance arrasadora no Rock In Rio 2017
Baiana System faz o Pelô tremer
Paraíso da Miragem – Russo Passapusso