Oganpazan
Destaque, Hip Hop Barril, Lançamentos, Música, Notícias

RAP NACIONAL Selecta – Mulheres talentosas e combativas

Selecionamos algumas mulheres do Rap Nacional em single no audiovisual e em parcerias, que certamente vocês precisam conhecer! 

Rap Nacional

No dia internacional da mulher, melhor do que mensagens vazias de felicitações, entendemos que o melhor a se fazer é fortalecer e visibilizar mulheres e suas lutas. No bojo da nossa campanha Março Não Basta, selecionamos aqui algumas mulheres de um cenário  rico em história, talento e luta. 

A história da cultura hip hop não seria possível sem mulheres, desde o começo elas sempre estiveram presentes, e no nosso país não é diferente. No entanto, estamos sempre diante de uma tentativa de invisibilizar as mulheres no Rap Nacional. Seja através de curadorias machistas, seja pelo reforço de uma competição desnecessária, seja pela própria estrutura de nossa sociedade que inflige muito mais dificuldades para as mulheres produzirem. 

O machismo não descansa, pois ele é parte de nossa estrutura social fundada em bases patriarcais. Nesse sentido, a desconstrução de ideias, hábitos e costumes precisa ser uma constante, não um buquê de rosas no dia 8 de março. Nós do Oganapzan temos bastante orgulho de sempre estarmos cerrando fileiras na luta contra todas formas de preconceito e opressão. Por isso, Março não basta, e desta forma precisamos reforçar o hábito de conhecer, escutar, compartilhar e valorizar trabalhos feitos por mulheres. 

Selecionamos aqui jovens talentos e mulheres que já possuem seu nome marcado na história do hip hop nacional! Conheça:

Tasha e Tracie 

O fato aqui é simples e não estamos exagerando nem uma vírgula, se você não ouviu as irmãs Tasha & Tracie, certamente você não conhece o que está acontecendo de melhor no rap nacional. Nos últimos Desde 2019 com o lançamento do EP Rouff(2019) onde elas apresentaram o seu estilo único, duas pretas de quebrada rimando verdades, combatendo o preconceito, mostrando a força de sua independência, elas se sinseriram de vez na cena. De lá pra cá, muito singles foram lançados, além de participações muito elogiadas, como na faixa “Murda” no disco da Bivolt.

“Salve” foi a última pedrada lançada pela dupla, que faz parte da Ceia Inc., um clipe que serve excelentemente como apresentação para quem não conhece a Tasha e Tracie, e que certamente tá no repeat de quem tem o privilégio de conhecer.

Suja dFato  

https://www.youtube.com/watch?v=PNwlB7FPyLM

Das ruas de Salcity para o rap nacional, Suja dFato tem aparecido sempre com trabalhos muito bem elaborados,  e é uma jovem talentosa que precisa ser conhecida pelo Brasil. Sabemos o quanto o corre para se firmar na cena é muito mais difícil para as mulheres, no entanto a MC/Cantora baiana tem angariado o respeito de geral. Apresentando rimas certeiras e ou mandando linhas melódicas muito bem construídas, Suja dFato produz aquela alquimia bem própria de rimas e melodias, que ela apresenta como marca própria.

Em seu último videoclipe, Suja dFato vem junto com Camel num beat do Faustino em uma produção impecável, tanto musical quanto no audiovidual! Um nome para ficar de olho.

Thais Badu

A cena do norte possui, obviamente, diversas mulheres talentosas e Thaís Badu é uma delas. Cantora, compositora e MC, Thais Badu tem uma trajetória musical extremamente rica no rap, no dancehall, e em vários outros estilos, recentemente ela lançou Mama System (2021) após o excelente Sou Preta (2020). Versátil, ela passeia por diversas sonoridades em seu novo trabalho e já soltou o primeiro audiovisual como single. Se no eixo se firmar e manter o sonho de viver de sua arte já é uma esforço gigantesco para mulheres, em Belém do Pará as dificuldades são ainda maiores. 

Porém, Badu não desiste e sempre vai além com sua arte revertendo todas as dificuldades em músicas que inspiram, divertem e nos fazem refletir. Em “Nada É em Vão” ela demonstra de onde retira forças para seguir e nos inspira, assista .

Volúpia

Outra artista que tem iniciado uma carreira e demonstrado muito talento no rap nacional, Volúpia diretamente de Aracaju, em sua estréia meteu um hit que ficou guardado na memória de todos que tomaram contato com “Real Bitch”. Aqui ela aparece a convite do mano Artivis num feat pesado, trap nordeste na veia. Atualmente Volúpia está cozinhando com bastante cuidado seu próximo passo solo, dizem que é um disco, outros dizem que é um EP, o certo é que com certeza vem coisa boa e pesada por aí, fiquem ligados nessa mana!

Yzalú

A paulista Yzalú é daquelas artistas do rap nacional que nos envergonha saber que tem gente da cultura que não a conhece. Pioneira muito antes da moda gourmet de violão no rap. Em Minha Bossa é Treta (2016) ela soltou um disco que mostrava a força do seu canto, da sua rima e dos seu violão, onde ela passeou por diversas sonoridades com elegância e força. Yzalú soltou junto com a mestrona Shirley Casa Verde, o EP Quântica (2019), outro trabalho muito bem feito e que tivemos o prazer de notícia naquela altura.

Como parte da campanha da Hershey, de valorização de mulheres artistas, o audiovisual HER (dela) SHE (ela), resgata símbolos das artes e da luta das mulheres, como Frida Khalo, Angela Davis e Tarsila do Amaral. Uma produção quase 100% feminina e que ancora sua narrativa na tradição de mulheres pretas, onde Yzalú empresta toda sua qualidade para ilustrar musical e artisticamente uma pauta tão necessária.  

Stefanie 

Fechando essa selecta, Stefanie a quem reverentemente chamamos de Rainha, uma das artistas mais importantes da cultura hip hop, pela qualidade que possui e pelos marcos históricos que ajudou a fixar. Uma artista que vem a milianos provando toda a força e qualidade estética e importância das mulheres na cena, acaba de soltar um single com a participação do grande Zudizilla! Simples, Pau de dá em Doido e Rimas e Melodias, são projetos históricos do hip hop nacional do qual Stefanie fez e faz parte. 

No ano passado tivemos a honra de produzir uma longa entrevista e um perfil desta grande ícone do hip-hop nacional. Uma MC que já deveria há muito tempo dispensar apresentações, porém sabemos que os macho hop curtem os iguais e invisibilizam grandes artistas como esta!

Dito isso, escutem Stefanie, sigam ela nas redes sociais, vejam seus clipes, enfim façam o mesmo com as mulheres que estão aqui nessa matéria. Mas sobretudo, tenha em mente que aqui é apenas uma pequena amostragem da imensa cena de mulheres fantásticas, talentosas e combativas do rap nacional!

-RAP NACIONAL Selecta – Mulheres talentosas e combativas

Por Danilo Cruz 

 

Matérias Relacionadas

Nem Beyonce conseguirá tornar Country Music música negra e nem será preciso!

Danilo
9 meses ago

Power Girls Hinos: o grito de guerra das mulheres punks

Deia Marinho
4 anos ago

Os shows do C6 Fest que o Oganpazan indica pra galera de SP

Guilherme Espir
2 anos ago
Sair da versão mobile