Barras e mais barras: Desbravando o UK Garage do RUADOIS

O grupo belo-horizontino RUADOIS vem se destacando na cena rap nacional por meio do estilo UK Garage ainda pouco explorado!

RUADOIS

Em uma troca de ideia recente com o grupo de rap RUADOIS pude conhecer melhor o universo conceitual, estético e musical desse time de estrelas da cena de Belo Horizonte e do Brasil. O grupo se diferencia por suas batidas de UK Garage com uma pegada bem “punk” e enérgica fugindo da predominância do trap e agora do drill e do grime na cena (também de origem britânica).

O time formado pelos MCs Well – um dos maiores nomes do Duelo de MCs na década de 2010 – e Mirral (oriundo de Belfort Roxo mas cria do Bairro das Indústrias em BH); junto ao jovem e já experiente produtor georgeluqas e a DJ, fotógrafa e produtora de moda Akila começou os trabalhos em 2021 e já vem fazendo um barulho considerável desde então. Tocaram em eventos importantes como Virada Cultural de BH, masterplano, festival Sonâncias (com o rapper BK’) e na comemoração de 15 anos do Duelo de MC’s. Também marcaram presença em eventos underground no Rio de Janeiro e SP. Em 2023, o grupo passou a integrar o time de artistas selecionados pelo Edital Natura Musical através do qual lançarão um álbum cheio em breve com diversas participações de peso. 

Em entrevista, o RUADOIS revelou não estar fazendo nada de novo mas apenas diferente do que se tem visto na cena, com uma linguagem muito própria e peculiar. Afinal, o UK Garage já está no cenário global desde o final dos anos 1990 e outras referências do universo eletrônico como The Prodigy tem sido umas das maiores inspirações para o produtor georgeluqas na hora de criar as batidas para o grupo. Ele atribui isso a organicidade do som do The Prodigy, sempre pensando em como as músicas soarão o mais enérgicas o possível ao vivo.

Em termos de letras, os MCs Well e Mirral regionalizam o estilo londrino com expressões das ruas de BH como “Xia”, “Sem Brava” e o jargão predileto do grupo: barras! Eles contam que quando foram tocar em estados como SP e RJ, o público e demais artistas ficaram curiosos com o que essas expressões significavam, se tornando uma das marcas registradas do grupo. O jargão barras, surgiu como uma brincadeira entre os integrantes do grupo para rimas feitas com maestria mas logo o sentido se ampliou e tudo aquilo que é bom e bem-vindo passou a ser considerado “barras”. Como disse Well em entrevista: “Isso se tornou um signo para nós. Mais do que um meme de internet, apenas digitando barras no teclado as pessoas conseguem interagir com nossas postagens nas redes sociais. Gera vários significados.”

Ainda na questão sobre regionalizar o som londrino e voltando ao ponto das batidas, o produtor georgeluqas diz que “se orgulha de ser da terra do Sepultura, Clube da Esquina e Duelo de MCs… por serem trabalhos muito diversos que não tem a ver esteticamente um com o outro mas que ao mesmo tempo tem em comum o fato de beberem de fontes internacionais e as regionalizarem, assim como nós fazemos”. Para os próximos trabalhos do grupo, o produtor pretende investir mais em sonoridades brasileiras justapostas com sons londrinos. O resultado será certamente explosivo! E claro, o time de estrelas também tem pretensões internacionais como os demais artistas consagrados de Belo Horizonte. 

A sonoridade negra, arrojada e eletrônica do grupo me fez pergunta-los se se consideram afrofuturistas. Apesar da questão ter causado interesse, Well foi categórico em afirmar que o afrofuturismo é muito mais amplo do que fazem, porém sim, de certa forma, o que fazem está relacionado a esse universo por ser um som da música negra baseado em tecnologia e linguagem de internet. Inclusive, o próprio nome RUADOIS se refere a um metaverso aonde tudo se expande e no qual as pessoas podem se sentir inclusas e bem-vindas com o trabalho que o grupo desenvolve. Em outras palavras, a tal “rua dois” não existe, tampouco está localizada em Belo Horizonte mas ao mesmo tempo pode ser e estar em qualquer lugar e ser ocupada por qualquer pessoa a partir da identificação com o RUADOIS. 

E aí, ficou curioso com o som do grupo? Então, corre na sua plataforma preferida para acessar essa metaverso insano de rap, UK Garage e música brasileira!

-Barras e mais barras: Desbravando o UK Garage do RUADOIS

Por Gustavo Souza Marques (Gusmão)

 

Articles You Might Like

Share This Article