Udi feat Luiza Princess abre a perspectiva do Julho das Pretas! Trazendo uma princesinha para a parceria, Udi da prosseguimento a missão!
A rapper baiana Udi é um dos novos valores que o rico cenário do hip-hop nos apresentou nos últimos anos. Essa preta barril chegou na cena com rimas muito fortes, postura e consciência crítica enegrecida, flow necessário para que a cena respire novas perspectivas. Quando mulheres negras como Udi se colocam na cena, elas sacodem de só uma vez o racismo e o machismo, e além de tudo tornam-se representativas para outras mulheres negras.
O mês de Julho é um mês onde diversas pautas necessárias do movimento negro. tendo três homenagens fundamentais às mulheres negras no dia 25: Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina- americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. O Julho das pretas é pautada por diversos eventos que visam visibilizar e seguir firmando a luta das mulheres negras. Dentro desse contexto e aguçando sua perspectiva estético política, a MC baiana soltou seu primeiro single solo.
Com o fim das atividades do grupo Visioonárias do qual Udi fazia parte junto com Brena Élem, a mana partiu para a carreira solo. E abriu os trabalhos com uma campanha muito bem sucedida, que visava alcançar 100 inscritos no seu canal, a artista tendo alcançado rapidamente essa marca, abriu uma votação para que seus fãs escolhessem qual seria a música a estrear o canal. A vencedora da contenda foi a faixa: Pretas no Poder. A faixa lançada abre um leque interessante e fundamental dentro de todo contexto em que foi lançado.
Udi apresenta a pequena Luiza Princess que faz o feat naquele modelo, empoderamento que se faz necessário também como educação. E é curioso ver o alcance e a abertura que tal parceria nos oferece, pois mais do que gritar Pretas no Poder, a rapper Udi empodera a pequena Luiza de apenas 5 aninhos. Num beat de trap do SMPLSMENTE, que também foi o responsável pela mix e pela master, a dupla chega cheia de “sauce”, pronta pra trocar!
A artista baiana tem bastante consciência de que na cultura hip hop são as ações que definem a força de uma arte, pois não falta que é de boca. E nesse sentido uma “simples” canção lançada alcança imediatamente a potência de uma vida ainda por desabrochar, chegando antes do racismo e abrindo nessa Princess a ideia de que a luta está começando dentro de uma sociedade tão racista e machista.
Escutem esse lançamento e mostrem às crias, afilhados, sobrinhos etc…
-Udi feat Luiza Princess abre a perspectiva do Julho das Pretas!
Por Danilo Cruz
Fotos por SMPLSMENTE
Related posts
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
* CONTEÚDO EXCLUSIVO. DIRETO NA SUA CAIXA DE ENTRADA.
No ar!
O groove é a fonte da juventude no som de Marcos Valle
O tempo segue seu curso, mas no seu fluxo, Marcos Valle continua atualizando sua fórmula de grooves. Conquistar a longevidade…
A rara sensibilidade da Disaster Cities
A Disaster Cities acaba de lançar um novo EP em meio a pandemia. Sai o Sludge para a entrada do…
kolx & Keith ou Uma Mixtape fora do tempo do rap nacional!
kolx & Keith ou Uma Mixtape fora do tempo do rap nacional! Tipos de Rochas e Minerais não vai ser…
nILL e a potência da criação de mundos em Goodsmell Vol.2
nILL e a potência da criação de mundos em Goodsmell Vol.2 (2020). MC e produtor da banca Soundfood Gang, segue…
BOLODOIDO ENTREVISTA: DONJORGE, MTV SALVADOR.
A coluna Bolodoido traz um pouco da história da MTV Salvador na entrevista feita por Dudu com Donjorge, que por…
A cantora Bella Kahun lança o primeiro single do disco Crua: “Sorte”
A cantora Bella Kahun lança o primeiro single do disco Crua: “Sorte”. Em um videoclipe deslumbrante, a jovem artista segue…
“Não pise na grama que a terra é santa”; Marcola Bituca fala sobre sua trajetória e próximos passos
“Não pise na grama que a terra é santa”; Marcola Bituca fala sobre sua trajetória e próximos passos após lançamento…
Marcos Valle e Jazz Is Dead: no laboratório de Adrian Younge e Ali Shaheed
Marcos Valle e Jazz Is Dead: no laboratório de Adrian Younge e Ali Shaheed. Uma entrevista para conhecer melhor essa…