As Minas que Fortalecem mostram a representatividade das poetisas baianas na terceira live promovida pelo coletivo.
Texto por Beatriz Cerqueira Biscarde
Em virtude de uma melodia por si só já mostrar-se curativa, consideremos a sua mistura com a poesia revigorante, podendo causar ainda mais arrepios de bem-estar. Neste mundo, se há algo que nos alivia e serve de escape da realidade (frequentemente perversa), são palavras edificantes que ora nos fortalecem, ora nos enche de sentimentos aprazíveis, às vezes até desconhecidos.
Geralmente, a mulher é conhecida por ser mais sentimental que o homem. Mas esse fato pode apenas acobertar a luta secular pelo direito ao aprendizado, à leitura e à escrita que ainda é travada em diferentes partes do mundo.
Pensando na importância da voz dentro da palavra escrita, o coletivo Minas que Fortalecem, convida todos a acompanharem os gritos e ecos da “Noite Poética: Ação e Representatividade das Poetisas Baianas”. A conversa será mediada por mim, Beatriz Biscarde, que recebo as autoras Ana Teixeira, Hosanna Almeida, Kátia Borges e Maria Luiza Machado.
Sentir que em uma denúncia dentro da poesia estamos gerando mudanças, tal como podemos encontrar, por exemplo, inserido no punk/ hardcore, é libertador. E, da mesma forma que ocorrem parcerias entre artistas dos mais variados ramos, não seria diferente na música e literatura.
Apreciadora da poesia, até mesmo arrisco versos durante picos de inspiração, sou igualmente entusiasta da música, sobretudo a independente. Assim, enquanto vocalista da banda de rock gótico/ pós-punk Entre 4 Paredes, sinto-me agraciada e lisonjeada por estar acompanhada, entre outros, do músico e compositor Henrique Letárgico (também das bandas Modus Operandi, Detrito Humano e Célula Mekânika), que é uma máquina de compor melodias. Longe de ser coincidência, ele e a poetisa Ana Teixeira mantêm a firme parceria entre versos e sons de instrumentos musicais.
A poesia deve viver, tal como é. Deve morar onde quer que seja. Mas, irrevogavelmente, será encontrada nos corações latentes e cheios de sublimes paixões.
Informações:
Flyer aqui
Minas que Fortalecem (@minasquefortalecem)
Episódio 3 – Noite Poética: Ação e Representatividade das Poetisas Baianas
Quando: 14/04, às 20:00
Onde: canal Filtro de Barro (YouTube @canalfiltrodebarro)
Para conferir as lives produzidas anteriormente pelas Minas no canal Filtro de Barro, basta clicar nos links abaixo:
Minas que Fortalecem Ep 2. Violências Contra Mulheres
Leia também a coluna Power Girls de Déia Marinho:
Para entrar no clima desde já, a dica é dar o play nesta seleção com canções escolhidas por Bia Biscarde e pelas convidadas Ana Teixeira, Hosanna Almeida, Kátia Borges e Maria Luiza Machado.