O Coletivo NaCalada lançou a pouco mais de quinze dias o videoclipe #NCLD, demonstrando suas potencialidades e estilos.
A iniciativa de formação deste coletivo visa juntar esforços para fortalecer mutuamente os trabalhos de diferentes artistas que o compõem. Surgido como ideia em Julho de 2015, a gang rapidamente demonstrou espirito empreendedor, conseguindo reunir os equipamentos técnicos básicos. Equipamentos esses que dois meses depois serviram para que os mesmos conseguissem já colocar um material digno na rua.
Composto por integrantes do grupo N’ativa (Jeferson Devon, Sico, Tyro, Dactes e Jeff), juntamente com os Mc’s Ramon Kaizen, Áurea Maria e Ramires Ax, esse coletivo aparece para somar esforços em nossa cena. Esforços esses que registrados em videoclipe, demonstram o engajamento com o rap rueiro, preto, favela, sem maquiagem e sem arrego.
Ficou a cargo de Ramires Ax a direção desse primeiro registro audiovisual, que na calada veio a público. E o rapper demonstra talento na escolha da forma de narrativa para esse primeiro single, fazendo quase que analogamente a um flow ritmado e fluido.
A escolha por planos sequência onde pouco a pouco os rappers vão aparecendo com suas rimas no quadro foi excelente. A seleção do cenário também é criativa, posicionando-os em ruas vazias, com campo aberto ao fundo e caminhando, uma metáfora para a o início da caminhada do coletivo.
Musicalmente o beat (Ramires Ax & Christian Dactes) serve de base para que os Mc’s desfilem suas rimas, mas como uma apresentação individual por vez do que numa ideia de conjunto. O que nos remete a ideia de apresentação destes que ora formam o coletivo NaCalada.
Sem carta de intenções coletivas, sem manifesto ou algo do gênero, a ideia parece ser mais a de impulsionar e visibilizar a cada um de forma igual. A unidade talvez se encontre na proposta de um fazer junto, conservando as individualidades. Esperamos as cenas dos próximos capítulos, estamos também a espreita, NaCalada.
Assistam ao clipe: