Oganpazan
Destaque, Música, Notícias

Mc Carol Ft. Heavy Baile – Marielle Franco (2018)

Mc Carol Ft. Heavy Baile lançaram Marielle Franco, num poderoso reflexo da força necessária nesse momento em que vivemos o caos político !!!

 

Determinadas mensagens tem tanto um endereço certo como uma remetente ideal, e Mc Carol nesse momento é a remetente ideal de seu lugar de fala para mandar essas verdades. Ela encarna nesse momento de crise extrema que o país vive, e que o estado do Rio de Janeiro em particular sofre como tudo de ensaio, a voz que precisa ser mais e mais ouvida, preta, favelada, gorda, autônoma e inteligentemente subversiva. O assassinato da vereadora Marielle Franco foi o último dos acontecimentos nefastos que a crise institucional brasileira assistiu e é um signo aterrador do que pode vir a seguir. 

Tudo que de mais absurdo, cruel e vil a nossa história tentou jogar pra debaixo do tapete vem tomando as formas mais desavergonhadas em manifestações públicas partindo de pessoas que estão a frente dos altos cargos da nossa nação. Nesse caldeirão de chorume, a opinião pública se restringe a reações escritas veementes, algumas manifestações em trios elétricos e passeatas em mera demarcação de posição. 

O povo periférico e negro que tem pago o preço mais caro dessa conta em forma de extermínio em massa e desemprego em altos números, ainda se mantém calado, de alguma forma atônito, observando talvez sem muito entender o que se passa. O futuro nesse instante é uma interrogação sem tamanho, com PEC do gastos públicos, reforma trabalhista, reforma do ensino médio e ataques sistemáticos a educação pública.

Ouvir Mc Carol entoar Marielle Franco para nós é ao mesmo tempo um real chamamento a luta e sobretudo partindo da emissora ideal, ela também mulher negra e periférica. A produção da Heavy Baile dá o tom necessário a esse convite e afirmação, num trap com a utilização de samples de tambores e percussão orgânica. Se você estava em Marte nos últimos dois anos, MC Carol é funkeira, que por fugir de diversos padrões, além de curtir uma afronta aos preconceituosos e de cantar sobre sua liberdade sexual e a autonomia feminina, sempre causa furor no palco ou fora dele. 

Em 2016 ela lançou um disco, Bandida, que teve uma reverberação boa nas mídias e com o público. Carregando as tintas em músicas de conteúdo explicito como em “O Amor Acabou” e “Prazer Amante do Seu Marido”, mas também trazendo afirmações feministas como em “100% Feminista” (feat Karol Conká) e a histórica e didaticamente divertida “Não Foi Cabral”. 

Tal qual em “Delação Premiada”, também presente em Bandida (2016) Mc Carol foi muito feliz nesse single, caminhando com vigor e classe em cima de um beat Trap. Marielle Franco é talvez a reação vindo dos guetos do brasil que melhor representam o que precisamos nesse momento politico e desesperançado. A dor da senhora que perdeu seu netinho de apenas 12 anos, passando pelos casos anteriores de mulheres negras executadas como a Claudia e a Mariza, a marcha genocida prossegue. E Mc Carol está atenta, e mais do que atenta, se faz presente contra a Branquitude que é pai desse caos que vivemos.

Marielle Franco Presente! Claudia Silva Presente! Todas as pretas de luta, Presentes!

Matérias Relacionadas

Brisa Flow iluminando nossos pensamentos: Hip-Hop e contracultura em Janequeo (2022)

Danilo
2 anos ago

DNGUNI “Se não mata, aleja” – veneno nas linhas em Cascavel (2021)

Danilo
4 anos ago

Mobiu Dúvidas e Dívidas Videoclipe

Danilo
9 anos ago
Sair da versão mobile