No ano em que completa cinco décadas de carreira, Maria Bethânia recebe um presente mais que especial.
Nos últimos dias foi divulgado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira que Maria Bethânia será a grande homenageada no carnaval do ano que vem pela verde e rosa do Rio.
Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá será o tema que impulsionará toda a apoteose do samba e marcará a volta da Mangueira às homenagens, marca que a escola carrega consigo e que já rendeu momentos emblemáticos como os sambas dirigidos à Carlos Drummond de Andrade, Chiquinha Gonzaga, Dorival Caymmi, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque de Holanda, entre outros.
A escola promete passear pelas histórias dos cinquenta anos de sucesso de Bethânia. Suas músicas mais marcantes, sua paixão pela poesia (em especial pela obra de Fernando Pessoa), além de dar bastante ênfase à religiosidade do recôncavo e, claro, às religiões de origem africana, sempre tão bem representadas pela cantora em sua obra.
O enredo (proposto e desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira), promete ser um dos momentos únicos do samba, onde nossa Abelha Rainha receberá mais uma vez o merecido reconhecimento pelos serviços prestados à cultura brasileira, sempre de olho no futuro, respeitando seu publico e o ofício de cantar.
Nada mal para a menina santa-amarense que sonhava em ser trapezista.
Por Jarbas Santos