Lou Reed está no Hall da Fama do Rock´n Roll

Lou Reed está no Hall da Fama do Rock´n Roll
Lou Reed está no Hall da Fama do Rock´n Roll

Agora é oficial: Lou Reed está no Hall da Fama do Rock´n Roll.

Em cerimônia realizada na noite do último sábado, 18 de abril, Lou Reed passou a fazer parte do Hall da Fama do Rock´n Roll, quase dois anos após sua morte. Coube a Patti Smith a honra de apresentar o indicado.

Num tom emocionado Patti Smith inseriu o nome de Lou Reed entre os grandes do rock´n roll. Não é segredo algum que a cantora atribui ao Velvet Underground e a Lou a inspiração necessária para fazer sua música. Ninguém mais indicado para fazer o discurso que coloca o nome de Lou Reed entre aqueles que contribuíram para a transformação da música. 

Patti falou sobre a maneira como recebeu a morte de Lou. Disse ter sentido um vazio e quando chegou a Nova York sentiu a comoção no semblante das pessoas. Relembrou o momento em que conheceu Lou Reed e da intensidade da amizade entre ambos. Laurie Anderson, viúva de Lou, pronunciou-se em seguida e falou da emoção em colocar o nome do marido entre os daqueles que considerava seus heróis. Entre estes ela cita B.B. KingBuddy Holly, Little RichardThe Coasters.

Laurie ainda falou do apoio de milhares de fans de Lou Reed que manifestaram seus sentimentos pela perda. Recordou uma conversa que teve com David Bowie em que o grande amigo e parceiro musical de Lou Reed disse que Lulu, último álbum do cantor e compositor que foi gravado com o Metallica “é o melhor trabalho de Lou”. Bowie ainda teria completado dizendo que vai acontecer o mesmo que aconteceu com Berlim, “levará muito tempo para ser superado”. 

Emocionada Laurie diz ter lido as letras do álbum e ter encontrado nelas ferocidade. Letras que revelam um homem que compreendia bem o medo, a raiva, o terror, a vingança e o amor. Infelizmente levaram tanto tempo para homenagear alguém que há décadas deu provas mais que contundentes de sua importância para além do rock.

Enquanto Lou Reed recebe a justa homenagem após sua morte, o Green Day prematuramente garante seu lugar entre aqueles de quem sinceramente não fizeram por merecer (ao menos até aqui) figurar ao lado de lendas do rock. Vai entender os critérios destas premiações. 

Além de Lou Reed, o Green Day foi agraciado com seu lugar entre os grandes na mesma cerimonia em que Joan Jett & the Blackhearts, Stevie Ray Vaughan, Bill Withers e a banda de blues de Paul Butterfield  também foram indicados. Desculpem, Ringo Starr também entrou pra galeria.

Por essas e por outras que entendemos as vantagens de ter sido um Beatle. Vejam abaixo Joan Jett e o Green Day homenageando Lou Reed durante a cerimônia:

Articles You Might Like

Share This Article