La Lom, banda que busca nos ritmos latino americanos os elementos para suas músicas, recentemente lançou mais um Ep.
Devemos odiar e combater, na medida condições de cada um, as Bigtechs e o modo como exercem seu controle sobre as pessoas a fim de convertê-las em consumidores passivos através dos algoritmos.
Porém, contudo, todavia, em 0,001 por cento das vezes em que o algoritmo nos bombardeia de propagandas, ele dá uma de relógio quebrado e consegue acertar ao menos duas vezes ao dia.
E acaba nos dando dicas preciosas acerca de algo realmente do nosso interesse. Isso ocorreu comigo quando me ofertou o clipe abaixo dos representantes da comunidade latina de Los Angeles.
Querides oganautas, sendo cracudo de música, imediatamente fui seduzido pelo som dos caras, sedução intensificada com esse visual dos integrantes imediatamente remetendo minha mente ao modo de se vestir e pentear os cabelos da comunidade latina nos anos 50 e 60. Lembrei na hora do filme The Mambo Kings.
O cenário remete a Havana, a skill usada para dar um toque vintage ao vídeo garantiu o charme muito bem harmonizado ao som produzidos pela banda. Imediatamente fui buscar material dos caras no Youtube e no Spotify. Conhecer mais sobre La Lom.
Iniciaram sua caminhada em 2017, quando a banda foi fundada em Los Angeles. O nome da banda, La Lom, trata-se da sigla para The Los Angeles League Of Musicians, algo como A Liga de Músicos de Los Angeles.
No calor da descoberta fui logo inferindo ser uma banda cuja sonoridade se construía tendo no rock dos 50 e na cumbia as únicas referências musicais. A partir da audição dos singles e Eps de La Lom constatei serem os inúmeros ritmos latinos a inesgotável fonte de inspiração e matéria prima pras suas músicas.
Podemos definir a sonoridade da banda como um blend da cúmbia, do jazz afro-cubano, do mambo, dos boleros românticos comuns nas rádios da América Latina nos tempos áureos do rádio, entre outros referenciais rítmicos latino americanos.
Temperados com estruturas e linhas melódicas de guitarra amparados pelo rock dos anos 50 e 60 a coisa ganha contornos ainda mais interessantes.
Mais recente que a data de fundação da banda é o lançamento de seu primeiro material de estúdio. O Ep de estreia da banda foi lançado em 2022 e leva o seu nome. São quatro faixas responsáveis por apresentar a sonoridade leve e cheia de brisa de La Lom.
Neste Ep de estreia apresentam a balada intimista El Sueno, cheia de tensões e nuances, bem acolhedora e confortável. Alvarado abre o set list com swing vivo, convidando pra bailar mais efusivamente.
Santee Alley chama na cumbia maliciosa, cheia de volúpia e dengo. Encerra o percurso a faixa Café Tropical, voltando aos movimentos calientes do início.
Em 2023 foram lançados três registros de estúdio. O primeiro deles, no dia 28 de junho, o single Juana La Cubana, cover do saxofonista mexicano Fito Olivares. Ouça aqui a versão original executada por Fito Olivares Y Su Grupo.
Seguiram-se mais dois Eps, cada qual composto por duas faixas. Maravilla & Lucia lançado em 25 de agosto e Angels Point & Figueroa em 26 de agosto. Estes lançamentos foram suficientes para dar boa projeção a banda, considerando terem sido feitos dentro de uma arco de pouco mais de 1 ano.
A banda é composta pelo guitarrista Zac Sokolow, os percussionistas Dominique Dominguez e Nicholas Baker e o baixista Jake Faulkner. Bom, no perfil dos caras no Youtube encontramos muitos vídeos e vez por outra identificamos a inclusão de um tecladista, por exemplo em Figueroa e também em Como La Flor.
Ainda é bem comum a formação em power trio, conforme vemos nas fotos promocionais e em alguns vídeos tal qual o da música Maravilla. Pode ter ficado essa dúvida no ar, sobre quantos são os integrantes da banda, mas pouco importa, afinal é uma fraternidade musical.
Mais importante ainda, uma fraternidade musical que dissemina a cultura latino americana através de sua música.
Recomendo um giro pelo canal da banda no Youtube. Lá você pode conferir músicas ainda não lançadas oficialmente pela banda sendo executas por eles em diferentes ambientes.
Abaixo fica o player com o primeiro Ep de La Lom, ouçam, mas não deixem de conferir os demais registros no perfil da banda no Spotify e demais plataformas de streaming.