Kurt Sutil é o MC que você precisa conhecer “Antes do Amanhecer”

O artista manauara Kurt Sutil vem construindo uma obra muito singular e acaba de soltar o curta/single duplo “Antes do Amanhecer”

Kurt Sutil

A arte é também um tornar-ser, e o jovem Carlos Wendel tem construído o seu vulgo com muita paciência, qualidade e com uma intensidade que nos chama atenção. Uma breve visita no perfil do mano Kurt Sutil (vulgo do Carlos) e você poderá conferir uma série de singles muito bons, e um EP “O Show Tem Que Continuar, Mesmo Que Isso Signifique Terminar Alguns Amores” (2020). Além de constatar a grande qualidade desse artista, você também verá outros nomes que junto com o MC manauara compoe a rica cena do rap amazonense.

Aos 20 anos, Kurt Sutil já acumula uma milhagem que remonta a 2017 quando começou sua caminhada no rap. O MC também faz parte do grupo Aposse92 junto aos MC’s Ligeirinho AM, Greeg e Sartori, além do beatmaker Custic. Diretamente do bairro do Tancredo Neves na zona leste de Manaus, ele busca continuar a produzir e obviamente o reconhecimento que a sua arte merece. Se é bem verdade que o rap no norte não significa desemprego, por outro lado é um trabalho árduo vencer a constante invisibilidade que o resto do país insiste em direcionar àquela região. E é nesse sentido que o Kurt Sutil, tem se tornado um jovem artista muito relevante e segue buscando um estilo próprio e singular. 

Em tempos onde podemos encontrar MC’s a granel como cópias das cópias das cópias do Travis Scott – para citar o VXamã mais uma vez – é interessante notar como o cenário amazonense tem revelado MC’s autênticos, assim como beatmakers e videomakers. O Kurt Sutil faz parte dessa leva e seu último lançamento nos parece misturar as riquezas musicais, poéticas e visuais em um só trabalho. “Antes do Amanhecer” pode ser chamado por um coroa como eu, de single duplo porém, embalado num audiovisual que é roteirizado de modo a nos fazer pensar. 

E nesse ponto é importante ressaltarmos que o roteiro e a direção do videoclipe/curta-metragem é do próprio Kurt Sutil, que produziu uma reflexão audiovisual sobre o seu amadurecimento e sobre sua relação com o mercado da música! Questões como depressão, controle pela religião, a importância de manter firme a essência hip-hop no seu trabalho são abordados ao longo do vídeo. Podemos dizer, que  trabalho é dividido em três atos: infância, adolescência e idade adulta e dentro desses recortes temporais os problemas e as ausências deles vão se comunicando. 

Já no primeiro ato, após um momento despojado, leve o MC fala sobre ter tido uma infância com muitas brincadeiras, e o quanto ao crescer tudo toma uma proporção muito real. mais séria e pesada. Uma imagem da Bíblia numa cabeça televisiva, nos dá uma impressão de um passado religioso, assim como o começo do segundo ato nos leva a questão da depressão, e a inserção do XXXTENTATION na faixa Storm (prod. Reno), mostra bem esse diálogo. Inclusive remetendo ao primeiro EP solo do Kurtil Sutil e a primeira faixa “Clube do Suicídio”, presente em V(2018).

Terceiro e último ato, Kurt Sutil traz uma reflexão muito interessante e necessária para qualquer artista que pretenda fazer algo próprio e original. A relação entre o que o público está acostumado a receber, o que o mercado valoriza consequentemente e essa imposição aos artistas, é o alvo desse ato final. E nesse sentido o MC manauara chega pesadão entregando versos pesados que o localizam com flow e líricas agressivas dentro da cultura hip hop. Demonstrando que, sim o rap pode ser visto como um produto, porém essa arte possui um compromisso com a cultura da qual é oriunda. No beat do Custic e junto do seu mano MC Menor, há uma entrega forte que desde já se configura num “gran finale”. Restando a nós, apertar o botãozinho para ouvir/ver de novo.  

Ao público interessado em rap e cultura hip hop, está aqui um artista se tornando cada vez mais necessário não apenas para a sua cena, mas para o hip-hop nacional, como disse-me o próprio VXamã: “O Moleque é o futuro”, eu concordo! 

-Kurt Sutil é o MC que você precisa conhecer “Antes do Amanhecer”

Por Danilo Cruz 

 

Articles You Might Like

Share This Article