Oganpazan
Bolodoido Musical, Colunistas, Destaque, Destaque meio, Dicas, Discoteca Básica, Música

Guia Nordeste Hardcore da Bolodoido Musical voltou pra casa: Bahia!

Guia Nordeste Hardcore da coluna Bolodoido Musical encerra uma série importante de rolês pelas cenas hardcore do nordeste, de volta ao lar. 

Depois de dar um rolé por todos os estados da região Nordeste, voltamos para nosso marco zero, Bahia, e iremos separar 10 bandas fundamentais para que você comece sua imersão pela cena baiana. Com este texto, de certo modo fecho um espécie de Guia Nordeste Hardcore, certamente não completo, pois praticamente impossível, mas foram muitas bandas de todos os estados da região.

É importante destacar, antes de tudo, que tem muita banda foda que não consta pelas redes ainda, por isso não entraram nessa lista. Outras bandas só não gosto mesmo, e óbvio vou passar o que gosto pra vocês né família. 

1. Viver Mata

Já vamos iniciar com a melhor de todas, Viver Mata. A banda teve uma curta duração, ali pelo início/meados dos anos 00’ e sem sombra de dúvidas é uma das melhores bandas do mundo.

Como tudo que é bom é limitado, a única gravação da banda são 06 músicas que saíram no Split 4 Cavidades, 1 Coração, lançado pela Estopim Records que já falamos aqui nessa coluna.

2. Dever de Classe

Viver Mata é foda, mas Dever de Classe é clássica!

Dever de Classe é uma clássica banda do punk baiano, que tirou onda com alguns experimentos musicais que saíam do lugar comum do punk. Vale destacar também as linhas de baixo da banda, sempre bem coesas.

Uma curiosidade é que Jubaleo, que tocava Guitarra na Viver Mata, chegou a tocar bateria uma época na Dever de Classe.

Ouça aqui!

3. Buster

Outra banda que já um clássico local é a Buster.

A Buster e uma das poucas bandas hardcore locais com uma discografia legal e faz um som que não se pauta em tendências. Os caras sempre fizeram hardcore melódico, independente do modismo. Para além disso, por mais que o som dos caras seja repleto de melodias, a postura é hardcore até o osso.

Por fim, é necessário destacar que os caras trampam a vero em tudo que bota a mão, resultado disso foi o disco Still on the road lançado em 2018 e que recebeu um excelente review de Carlim aqui no Oganpazan.

4. Adcional

A Adcional foi uma banda que marcou toda uma geração.

Nem de longe esse disco faz jus a potência que era essa banda, só quem curtiu show dos caras sabem do que estou falando, era uma agressividade que contagiava geral, uma emoção ímpar.

Os caras lançaram uma Demo Tape e um disco “S/T”, ambos pela Estopim Records, e foram responsáveis pela inserção de diversas pessoas na cena hardcore local.

5. Charlie Chaplin

Já que falamos em shows fodas, impossível não citar as apresentações bombásticas da Charlie Chaplin. Malucoooooo… o que eram àqueles shows, bagulho caótico e intenso.

Os caras lançaram 03 EP’s via Entorte Discos: Toques Cínicos, Tortuosas Pessoas Dubitáveis e Fim. São verdadeiras obras primas do underground nacional.

6. Ironbound

Para não dizer que só ficamos restritos a cena soteropolitana, vamos dar um passeio em Alagoinhas, de onde vem uma das melhores bandas thrash do estado, Ironbound.

Na boa, os caras não devem nada para nenhuma banda do estilo, são muito fodas como banda e melhor, como pessoas. Salve Alagoinhas, Thrasssssssh!!!

7. Orelha Seca

Eles não são pouco fodas não, são fodões!!! Orelha Seca é definitivamente uma das melhores bandas crust/punk/d-beat das galáxias, e se você não acha morda a testa.

A atual formação da Orelha Seca é de longe a melhor e mais produtiva e os caras firmaram isso com o lançamento de Sinfonia do Caos em 2020.

 

8. Jacau

Indo pro sul do Estado, a Jacau representa bem a força do hardcore interiorano. Os caras tem produzido bastante, parece que vai pintar um vinil por aí e não param de fazer coisa boa.

Hardcore à moda antiga, com um tempero crossover.

 

9. Los Canos

A Los Canos é uma genuína banda rock and roll, com refrãos chicletes e aquela coisa toda. Eu realmente amo as guitarras da banda e o vocal, são duas coisas que pra mim são marcantes e que me faz passar horas ouvindo caras, sem enjoar.

O último lançamento dos caras foi Volta?, que diante da pandemia não rolou de voltar, mas o disco está por ai nas redes para audição.

 

10 Mais Treta

Finalizando esse bonde baiano, uma banda ultramegarapida, a Mais Treta.

Powertrio Straight Edge, fazia um fastcore dedo na cara, perfeito para gerar um clima de corpos suados e pegajosos.

A banda tem uma discografia curta, composta de 01 single, uma participação em Split e uma Demo Tape.

Ouça aqui!

E assim terminamos essa saga por todos estados do Nordeste, foram indicadas 90 bandas para que você garotinho sudestino JAMAIS possa dizer que não conhece a cena hardcore / underground Nordestina porque é de difícil acesso. Aqui esse Guia Nordeste Hardcore, certamente é apenas um pequeno 3×4, pois existem muitas outras bandas, mas já lhe dará uma boa ideia da nossa força!

Conheçam aqui as bandas de cada estado que passamos:

Sergipe  – Alagoas – Pernambuco – Paraíba – Rio Grande do Norte – Ceará –  Maranhão  Piauí

-Guia Nordeste Hardcore da Bolodoido Musical voltou pra casa: Bahia!

Por Dudu 

 

Matérias Relacionadas

Os tambores de Marcelo D2 são máquinas de matar fascistas!

Danilo
4 anos ago

Bobby Ramone, o membro obscuro dos Ramones apaixonado por reggae

Carlim
4 anos ago

Underismo foi o grupo que eu mais amei no rap baiano? Pena que acabou?

Danilo
9 meses ago
Sair da versão mobile