Expurgo, das bandas mais relevantes do grindcore nacional lança documentário da turnê europeia Deforming Europe (2021)
Marco importante na história do Expurgo, o documentário produzido pela Goblin TV e a própria banda demonstra o giro internacional do grupo que é referência no gênero musical e já vem dando passos largos em sua carreira mundial
Desde o extinto Putrifocinctor no final dos anos 1990 – banda a qual eu tive o prazer de dividir os palcos ainda adolescente tocando new metal na emblemática casa de show Matriz em Belo Horizonte – o Expurgo vem fazendo seu barulho extremamente visceral no submundo do som pesado local e nacional. Hoje, com nova formação e nome desde 2001, a banda vem ganhando os quatro cantos do mundo com seu grindcore vomitado, brutal e caótico. Prova disso é o seu EP com a banda japonesa de death/grind Pharmacist lançado em 2014, além de splits com nomes de peso do cenário nacional de outros estados como o Subcut de Presidente Prudente, São Paulo; lançado também em 2014 e a pedrada com o Flesh Grinder diretamente de Joinville, Santa Catarina lançada em 2017.
Agora, com anos de estrada, experiência e caos sonoro, o Expurgo lança documentário com o apoio da Goblin TV – produtora audiovisual com excelentes conteúdos no YouTube e agência de marketing especializada em som pesado – trazendo a trajetória da banda desde o início e acima de tudo, o rolê insano que fizeram pela Europa quando tocaram no Obscene Extreme na República Tcheca; espécie de carnaval apocalíptico e diversão non-sense acompanhado de shows de música extrema. Toda essa alegria e anarquia que marcou o percurso da banda pelo continente europeu é ainda fermentado pelas passagens na Alemanha, Bélgica e Polônia. Um material imperdível para ser conferido no canal da Goblin no dia 17 de julho.
Claro que aventuras e causos de fazer duvidar o mais insano dos seres, não faltam nesse registro. Histórias de membros da banda sendo mordidos por cachorros e até outros seres humanos (!) misturadas a bebedeiras alcóolicas e diversos perrengues na van alugada pela banda nesse trajeto, serão um prato cheio no documentário. Afinal, uma banda brasileira independente que não vive do próprio corre musical conseguir fazer um giro desse não poderia passar despercebido, não é mesmo? O espírito subversivo certamente estará presente nesse registro e merece toda a atenção de quem curte o som da banda e apoia a cena independente nacional de uma forma geral.
Porém, nem só de caos se vive o grinder e há também o lado sentimental dessa história toda. Quando o Expurgo tocou no Obscene Extreme em 2018 era coincidentemente a vigésima edição do festival e o aniversário de 40 anos do baterista Anderson. Tudo isso foi a cereja do bolo para que a banda desse ainda mais o sangue para fazer ferver o caótico carnaval europeu do grindcore e outras vertentes do som extremo.
Se mesmo depois de todas essas informações você ainda não se sentiu curioso para conferir a trajetória dos caras, gostaria de te indicar alguns petardos desses meus conterrâneos da anarquia e do barulho. O disco cheio Deformed by Law (2018) é um deleite para quem curte um som brutal com afinação baixa, levadas de batera rápida e tocadas com força, vocais guturais e vomitados ao mesmo tempo; além de uma introdução extremamente podre e sombria que abre alas desse álbum que já pode ser considerado um clássico mundial da música extrema.
Caso não fique satisfeito, tem ainda outro álbum cheio de altíssima qualidade o Burial Ground (2010) que já deixava claro naqueles tempos que a banda não veio para brincadeira. São 29 faixas de umas das artilharias mais pesadas do grindcore – com fortes influências do thrash e death metal; diga-se de passagem – brasileiro. Portanto, não dê bobeira e vá conferir a musicalidade ensandecida dos mineiros do Expurgo, caso ainda não tenho feito isso. Acho que agora já deu para passar uma ideia do quão emblemática a banda é e do quão divertido vai ser conferir esse grandiosíssimo e caótico registro dos caras, concorda? Então, até a próxima matéria. Vou ficando por aqui. Câmbio, desligo, Oganautas!
-Expurgo: banda de grindcore lança documentário sobre turnê europeia
Por Gustavo Marques