Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Lançamentos do Rap Nordeste, Música, Rap Nordeste, Resenha

DNGUNI em Single Duplo Audiovisual: Baixa de Quintas & Burkina Faso

DNGUNI em Single Duplo Audiovisual: Baixa de Quintas & Burkina Faso, o MC vem numa série de fortes lançamentos!DNGUNI

Entre novas sonoridades, controle promovido por mídia e pelos algoritmos das redes sociais, entre o mainstream e o underground, a rua e a potência de uma arte enegrecida serão sempre o ponto de corte da verdade da cultura hip hop. A perspectiva de quem vem das quebradas consegue sempre nos deixar um laivo de luta impossível de ser esquecido, ou de ser apagado uma vez visto/escutado.

No artista aqui em questão, há a força de alguém que foi convocado pelo hip hop. e que tendo aceitado esse chamado vem se desenvolvendo a custa de muito trabalho. DNGUNI vem promovendo um esforço quantitativo e qualitativo ao mesmo tempo, soltando uma saraivada de singles, clipes, mixtapes e discos. E nesse seu caminho ele vem talhando entre as vivências, lembranças e sonhos uma forma própria de fazer rap e de agregar na cultura hip-hop.

São pouco mais de dois anos na caminhada e nesse período já tem uma boa quantidade de produções na pista, e certamente se não houvesse o Corona Vírus já estaria fazendo shows e distribuíndo seus sons pela city. DNGUNI tem feito uma caminhada muito interessante e recentemente tivemos o privilégio de colocar em texto parte dessa caminhada.

Muito apegado a sua quebrada, DNGUNI gravou clipes icônicos dentro do seu bairro mas agora se expande e marca o seu amor pela família. Alcançando outros espaços da cidade, Baixa de Quintas, e remetendo sua arte a essência pan-africana: Burkina Faso.

“Coração Grita nas Baixa de Quintas”

Com um bonito e impactante  audio visual, produzido pelo grande Ramires AX para esse que é um single duplo: “Baixa de Quintas” e “Burkina Faso”, DNGUNI apresenta mais um trabalho relevante. O artista segue afiando as linhas e o flow, segue fortalecendo sua técnica e sobretudo investindo em um estilo muito próprio e isso vai ficando a cada dia mais evidente. 

Em “Baixa de Quintas” é fácil perceber o quanto a consciência retinta transborda para a caneta e empreende uma sequência de linhas que prendem e ao mesmo tempo chamam a atenção, para problemas os cotidianos problemas raciais. A abertura do audiovisual com a luta de galos de briga, produz uma excelente imagem para pensarmos a farsa do rap game, e as verdadeiras lutas que os pretos enfrentam no dia a dia.

Se você não é local de Salcity, provavelmente não sabe que a Baixa de Quintas é uma localidade que fica na fronteira entre os bairros de Macaúbas, Liberdade, Pau Miúdo e Cidade Nova. Uma rua de mão dupla, que no clipe e na faixa representa muito bem as contradições de nossa cidade e de nosso povo.

“Ocidental Burkina Faso, África é vaso”

No segundo ato do audiovisual, é o fogo quem conduz a abertura rumo ao nosso continente mãe, onde a força e a essência de uma arte combativa jorra. DNGUNI encadeia frases curtas, repetições com a mesma potência de uma arma automática disparando rajadas na mira da branquitutde e de seus aliados covardes.

É possível notar, a incorporação da cultura hip-hop e de um auto reconhcimento enquanto parte dessa cultura como motor de sua arte. O Beat de OGMANSH4, ritma uma poesia preta que emite os odores da rua e de uma vivência que aliada às experiências da vida, que se transformam numa poesia que reflete o caráter emancipatório, individual e coletivo, como essência dessa cultura.

E nesse sentido a referência a um país africano na sequência de uma localidade da Roma Negra, não é casual, mas antes guarda diversos signos de resgate e potencialização para sua arte. DNGUNI é uma artista em franca evolução combativa, suas rimas apresentam um novo sabor a já muito rica cena baiana de hip hop.

Os trabalhos apresentados nos últimos meses por DNGUNI tem sido feitos em parcerias que se mostram duradouras e aliadas de uma evolção conjunta. Seja nos audiovisuais junto com Ramires AX, seja na escolha dos beatmakers Dactes que produziu o beat de Baixa de Quintas tem trabalhado muito com o rapper, assim como o mano Ogmansh4.

Escute e assista com atenção mais esse bom fruto da forte cena baiana! 

-DNGUNI em Single Duplo Audiovisual: Baixa de Quintas & Burkina Faso

Por Danilo Cruz 

 

Matérias Relacionadas

Moa Anbesa – Rastafari (2007) O rugido do leão completa 10 anos!

admin
7 anos ago

Fernando Kep lançou o seu Vade Mecum (2020) do Hip-Hop

Danilo
4 anos ago

Rap Nacional 2024, enquanto o Hip-Hop não morre e o Boombap não volta!

Danilo
5 meses ago
Sair da versão mobile