Cinco dicas para planejar o lançamento de um single

Cinco dicas para planejar o lançamento de um single, nossa colunista Laísa Gabriela – jornalista e assessora – deu o papo!

Neste segundo material, pós live, decidi falar sobre planejamento estratégico e explicar a sua importância. Deixo escurecido que é um conteúdo voltado para artistas independentes, especificamente para rappers, com o intuito de fazê-los despertar o lado profissional e colocar em prática o que é ensinado aqui. Com essas dicas, acredito que você será capaz de começar a planejar seu próximo lançamento.

Fazer o planejamento é pensar e traçar o que você quer alcançar, qual o seu objetivo. No planejamento estratégico, você define cada passo que vai dar antes, durante e depois do lançamento. Implementa todas as ações que trarão retorno e organiza essas ideias para atingir o que for determinado.

Frequentemente, sou procurada por pessoas que já lançaram seus trabalhos há algum tempo, entre três semanas e dois meses, mas, ainda sim, com expectativa de ver divulgação desse material na mídia. Semana passada tive duas procuras de artistas que lançaram há mais ou menos um mês. Instrui ambos, expliquei o motivo de não ser recomendado fazer distribuição de release muito tempo após lançamento e enfatizei a importância do planejamento, antes mesmo do processo de construção de qualquer material.

O planejamento é a coluna do que está prestes a nascer, ao meu ver. Você deve estar se questionando: “Como devo começar?”. Volte ao primeiro parágrafo deste texto, se questione, pense no que quer realizar e como fazer.

1- Defina seu objetivo

Vá direto ao ponto, trace o objetivo, o motivo e o que deseja a partir dele. Pense de que forma vai fazer isso. Vamos supor, você escreveu uma música sobre relacionamento amoroso. O que difere sua música dos milhares de lançamentos, voltados ao dia dos namorados? Qual o objetivo desse lançamento? Crie um arquivo no Word e uma planilha no Excel para conseguir organizar esse material que você está construindo. Estipule prazos para tudo.

2- Têm mais detalhes do que você imagina

Já tem o single em mãos? De quem é o beat? Onde vai gravar? Quem vai produzir? Quando vai gravar? Tem participação? Quanto tempo vai durar do início, até o fim de todo o processo? (Expectativa). Quanto tem para investir em todo o projeto? Ex: R$ 1000 para investimento. Desses mil, R$ 300 será para gravação, R$ 300 para quem vai escrever o release e assim sucessivamente. E o registro da música, vai ser por onde? Como ficou a divisão dos royaltys? Vai distribuir por onde? Qual sua ideia para a capa do single e quem vai fazer?

3- Pense no seu público

Como e qual é esse público? A maioria é de homens, mulheres? Qual a idade? De onde são? O que e como fazer para alcançá-los? Quem são as pessoas que mais se aproximam do seu trabalho, no caso, artistas e tipos de público, de onde vem seu apoio?

4- Pense no impacto

Qual será o impacto desse lançamento na sua carreira? Qual a estratégia de comunicação que será utilizada para alcançar o que você quer (lembre-se da assessoria de imprensa). Como colocar essa estratégia em prática? Onde este material será divulgado? Como irá organizar suas redes sociais para o lançamento? Qual o tipo de conteúdo pretende produzir para atingir o que você quer?

5- Não esqueça de focar no retorno

O que espera? Defina a linha do tempo com suas perspectivas do início ao fim do processo, não esqueça de marcar o que ocorreu ou não. Faça com que o retorno seja benéfico, faça mais de um plano. Se o plano A der errado, você tem outra alternativa.

Reitero que este é um material básico. Os exemplos aqui dados são a ponta do iceberg e foram utilizados para nortear quem está começando. Organize o que vai fazer, defina data limite de tudo, principalmente, do dia do lançamento, com base noconteúdo que você projetou.

Abaixo, deixo como sugestão o texto de Beatriz Almeida, jornalista e colaboradora do site Rap 071, sobre como rappers podem planejar a própria carreira e alguns perfis (Twitter e Instagram) para que você consiga abrir ainda mais a mente sobre as questões abordadas aqui.

Beatriz Almeida 

“Aprenda a se planejar para uma carreira no hip-hop”. link

Ray Fernandes 

Ray é especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais e faz planejamento estratégico para artistas pretas. Em seu perfil, ela tem compartilhado diversas dicas de produção, ferramentas e análises.

Entrelaço Comunicação 

Perfil destinado a te mostrar o outro lado da música. As meninas responsáveis por esse projeto (Wynne Carvalho, Jéssica Nunes, Ju Marinho, Ludmila Lima e Madu Abreu) falam sobre ferramentas, questões burocráticas, fazem análises de lançamentos. Para quem é independente e não tem noção do que é um ISRC, por exemplo, vale acompanhar e tirar todas as duvidas sobre essas questões.

Se Organiza, Bonita! 

Criado por Ísis Almeida, o projeto ensina como organizar a vida pessoal, com dicas de como fazer planejamento mensal, semanal, fala sobre rotina, entre outras coisas. Não pense que isso não tem “nada a ver” com as questões profissionais, tem e muito. Se você consegue organizar sua vida pessoal, sem duvidas, vai conseguir aplicar na sua vida artística.

Como sabem, sou jornalista e assessora de imprensa e presto consultoria para artistas independentes, auxiliando-os a organizar os próximos lançamentos. Desde o planejamento, até a distribuição e o pós lançamento, disponibilizo um material bem completo e elaborado, especialmente para quem faz essa consultoria. Para mais detalhes, entre em contato por e-mail: laisagabriela@gmail.com.

E fique atento, no próximo texto darei dicas de como fazer um bom release. Até breve!

-Cinco dicas para planejar o lançamento de um single

Por Laísa Gabriela

Texto originalmente publicado no medium da autora

Articles You Might Like

Share This Article