O grupo Ladodalua é mais uma boa iniciativa que vem para contemplar e explorar a diversidade musical do nosso país.
Capitaneados pelo percussionista Dalua (que já trabalhou com nomes como Lenine e Maria Rita) a sonoridade da banda é baseada em instrumentos percussivos, produzindo com isso um som pleno de características bem peculiares à nossa cultura.
O que não exclui o uso de influências estrangeiras, muito pelo contrário, podemos sentir-las de maneira muito clara no trabalho dos caras. Soul, jazz, rock e funk são também jogados nessa mistura, dando origem a algo que trás uma característica dançante e cheio de irreverência.
Além de Dalua, a formação do grupo conta com músicos do naipe de Emilio Martins (percussão), Cello Resende (cavaquinho e voz), Elder Costa (guitarra e voz), Edy Trombone (trombone, bombardino e percussão) e Dr. Otavio Gali (contrabaixo acústico e elétrico), todos músicos com grande bagagem musical que terminam trazendo suas próprias influências para dentro da banda.
Recentemente o Ladadalua lançou o seu primeiro álbum, fruto de sete anos de trabalho duro e de amadurecimento musical. No disco homônimo os músicos mesclam canções conhecidas com algumas autorais. Entre elas podemos destacar Capoeira Camará que trás ares de mangue beat para um levada típica da música de capoeira – influência quase que inevitável para Dalua que também é capoeirista.
Esse elemento essencial da sonoridade do grupo, o foco na percussão, produz no ouvinte uma sensação estética um tanto diferenciada. Isso porque em todas as músicas o canto de certa forma é um acompanhamento e um complemento do ritmo, que sempre está em primeiro plano.
O disco pode ser encontrado na Livraria Cultura, na loja Pops Discos e nas plataformas digitais iTunes, Spotify e Deezer.