Power Girls Hinos: o grito de guerra das mulheres punks

Em seu artigo de estreia, Deia Marinho traz uma compilação de músicas que podem ser chamadas de power girls hinos, por serem o grito de guerra das mulheres punk contra o machismo na cena underground.

Aqui é a Deia Marinho, baixista e vocalista da Time Bomb Girls. Uma vez que este é o meu primeiro texto, bem como a minha primeira aparição no Oganpazan, pensei: “Por que não começar mostrando  power girls hinos, ou seja, hinos de bandas punk de meninas que fizeram e fazem a gente cantar com gosto, alma e, às vezes, até raiva?”. E respondi para mim mesma: “SIM! É isso que você deve fazer!”

Por isso, reuni belas canções de garotas que fazem a diferença num mundo predominantemente masculino e machista. Mundo no qual vamos a festivais e até hoje questionamos onde estão as garotas nesses palcos? Cadê? Queremos ver meninas representando a cena underground! Lembrando:  mesmo quando temos algumas – poucas – bandas só de meninas, ainda assim é difícil vê-las em destaque nesse mundo da música. Então, cá estou eu para evidenciar mulheres que nos inspiram e incentivam na música e na vida.

Trago esse pensamento de uma forma bem simples: procure bandas só de meninas no gênero musical que mais gosta. Te dou dois minutos para fazer isso. Agora procure bandas só de meninos. Mais dois minutos para fazer essa busca.

E aí? Como foi sua busca? Temos ou não um mundo artístico predominantemente masculino? Isso te traz desconforto? Fez um sininho bater em seu cérebro e coração? Que bom! Por isso, hoje, falo de bandas de mulheres que fazem parte da formação e construção do meu gosto musical. Assim como levantam a luta feminista!! Bandas que me fizeram questionar sobre tantos caminhos que a sociedade machista ainda tenta nos impor. Portanto, devo dizer que me influenciam na composição das músicas desde minha antiga banda de punk rock Ave Marias. Aliás, continuam influenciando, agora comi na TBG ( Time Bomb Girls).

Sem mais delongas, vamos lá curtir um bom punk rock feminista! <3

Dominatrix

Essa banda marcou minha adolescência todinha! Formada em meados dos anos 90, é uma das precursoras do movimento Riot Grrrl no Brasuca!

Não encontrei nas plataformas digitais, então segue aqui link no YouTube pra vocês cantarem comigo: “Three things you should learn: Riot Grrrl will never die. Every girl is a riot grrrl. Stop boys violence”.

Tradução Livre: “Três coisas que você deve aprender: riot grrrl nunca vai morrer. Toda garota é uma Riot Grrrl. Pare com a violência masculina”

Bulimia

Banda de meninas que chegou no final dos anos 90 estourando nossos cerebelos com o hino “Punk Rock não é só pro seu namorado”. Se você ainda não gritou cantando essa música e se questionou sobre ficar de enfeite segurando a jaqueta do seu namorado enquanto ele entra no wrecking, cola na minha e vamos ouvir essa música levantando algumas questões que ainda assombram relacionamento héteros.

Trashwomen

Que o que, o que o queeee? Você não ouviu falar das maravilhosas mulheres que vieram com tudo nos anos 90 com o Surf Punk Trasheira maravilindo? O tanto que cantei Date´s on me não está escrito nessa história!

Vem comigo!

As Mercenárias

Banda de Punk Rock que surgiu no começo dos anos 80 junto de outras bandas de Punk de meninos que ficaram famosinhas pelo mundo, mas não vamos falar sobre isso, porque esse post é sobre banda SÓ de meniiiinaaaas! Teve um rapaz ou outro que tocou com As Mercenárias, mas também não vamos falar disso.

Simbora ouvir o clássico “Me Perco Nesse Tempo”

Cosmogonia

Uma das primeiras bandas Riot Grrrl que também fez parte da minha adolescência e que amaaava ver nos palcos! Com certeza me fizeram querer ter uma banda só de meninas e falar sobre questões que já me incomodavam naquela época!

Vamos ao hino: “Feminilidade”

 Bikini Kill

Até hoje na ativa, é uma das bandas feministas mais conhecidas do Punk Rock! Com uma presença de palco de tirar o chapéu – e a roupa toda – com letras e melodias que nos fazem cantar a plenos pulmões e questionar qualquer rastro machista que chegue até nós. O disco “The Singles” e fez arregalar os olhos e abrir a boca

Se tem uma música que todo mundo deve cantar é o hino “Rebel Girl”.

Le Tigre

Dançar, dançar e cantar feliz da vida é com Le Tigre! Banda formada no final dos anos 90 com estilo electropunk e com letras feministas que dão gosto. A vocalista é a conhecida Kathleen Hanna da Bikini Kill que mencionei acima e, não contente com uma banda que influenciou a mim e milhares de garotas, a danada me faz essa também! <3

Sleater Keanney

Banda que também é uma das principais do movimento Riot Grrrl surgido nos anos 90. A banda traz músicas com vocais e melodias inconfundíveis. Se você escutou o primeiro disco da Time Bomb Girls, verá que há uma certa influência na cantoria em uma música ou outra.

Se você cantar comigo “I wanna be your Joey Ramone”, a gente tomar uma cervejinha ou um suco juntos e vira bff. <3

The Runaways

O rock perfeito dessa banda não pode passar batido. Fundada pela musa da minha vida todinha Joan Jett e pela baterista Sandy West. O hino “Cherry Bomb” veio para nós, meninas que fogem um tanto da vida convencional imposta pela sociedade, avisarmos em tom mais agressivo que a “garota selvagem” chegou para bagunçar esse mundo. E como adoro bagunçar!

“I’m your ch-ch-ch-cherry bomb!”

Cigarras

Essa banda, minha gente, essa banda! Tem como base o Punk Rock, mas li em uma entrevista que elas intitulam o próprio som como “Rock de Rua”. Formada em Curitiba, quando as vi pela primeira vez, esse ano, meu queixo caiu umas três vezes. Gostaria de destacar a baixista Rubia que toca sorrindo, dançando, mascando chiclete e me faz querer tocar naquele mesmo ânimo lindo de ver. <3

As meninas lançaram esse clipe durante a quarentena que, confesso, assisti umas 38 vezes.

 Time Bomb Girls

Vocês achavam que eu não colocaria aqui o hino “Quando eu Crescer”? A TBG, sendo uma banda com influências do movimento Riot Grrrls, do Punk Rock e afins, tenho a obrigação de colocar nossa música para vocês também cantarem gritando que não querem ser empresárias, nem importantes, nem donas de casa, nem Piovanis!

“Eu quero ser garota de bikini matadora

Eu quero ser garota de bikini com metralhadora!”

(De quebra, aproveita e vai ver nosso novo clipe de “Meu Amor” 😀

Você ta amando essa listinha de bandas só de meninas e quer MAIS? Ame e dê o play nessa playlist que criei no Spotify pra gente arrasá na sala de casa! <3

                                                                                                                                  Por Déia Marinho

Leia também:

GRLS SP, UMA COLETÂNEA EMPODERADORA

 

 

Articles You Might Like

Share This Article