“Lucro (Descomprimindo)”, novo single da Baiana System, é lançado e faz aumentar as expectativas para o novo álbum da banda.
Quem vive em Salvador sabe que o avanço imobiliário sobre a orla da cidade, bem como por toda extensão da Avenida Paralela vem ocorrendo há mais de uma década. A Mata Atlântica que ali existia foi sendo sacrificada em prol de complexos habitacionais de luxo como o Alpha Ville que brotam do concreto cada vez mais abundante por ali. Há momentos de forte sol que ao atravessar esta avenida soteropolitana tem-se a nítida sensação de se estar em Dubai, pois só se vê concreto, altos prédios e o mormaço cozinhando nossas carnes.
Não bastasse o apetite voraz das grandes empreitadas pelo lucro, ainda enfrenta-se o devir lenhador do prefeito mirim ACM Neto que não pode ver uma árvore em pé que já a quer derrubar. O netinho do ACemão está alterando toda a cidade, transformando tudo em empreendimento para as grandes marcas de bebida e fast food. Rio Vermelho e Barra sentem na pele toda alteração de suas estruturas para favorecer o negócio e não a vida de seus moradores.
Em meio a toda essa alteração geográfica da capital baiana é lançado o single Lucro (Descomprimindo) da Baiana System. A banda disponibilizou a música em seu canal oficial no youtube no dia 26 de janeiro. O foco da letra está justamente na espoliação de áreas da cidade que até pouco tempo tinham em sua paisagem a presença de elementos da natureza, característica pouco comum em grandes centros urbanos. A ânsia por lucro das grandes empreiteiras veem nessas localizações a oportunidade de realizar novos negócios afim de gerar novas fontes de lucro para seus investidores.
Os dois primeiros versos da música trazem a tona o sufocamento gerado pelo excesso de novos prédios que vem gerando um verdadeiro muro de contenção da brisa marítima para outros recantos da cidade: “TIRE AS CONSTRUÇÕES DA MINHA PRAIA/ NÃO CONSIGO RESPIRAR“. O dedo é colocado na ferida expondo as dores causadas em nome da obtenção desenfreada do lucro.
A música leva o swing próprio da Baiana System, porém, com mais leveza e cadencia suave, remetendo a ritmos caribenhos. A música leva assinatura do argentino Mintcho Garrammone que casou perfeitamente com a letra de Russo Passapusso. Segundo o site Noise o novo álbum da Baiana System vem sendo gravado entre São Paulo e Salvador.
A mixagem do álbum está por conta do Red Bull Studios e a produção está a encargo de Daniel Ganjaman. Ano passado havia saído o primeiro single do novo álbum, a música Playsom, que já nasceu um hit. Resta-nos agora lidar com a ansiedade do lançamento do novo álbum e saber quais as outras músicas que irão se unir a estas duas para nos fazer chacoalhar por ai.