ANUÁRIO ROCK BAIANO – VOL#2 / 2018

A Trinca de Selos, composta pelos selos Brechó Records, Bigbross e São Rock, lançou o segundo volume do Anuário do Rock, compilando o melhor da cena independente do rock baiano.

O Segundo Volume do Anuário do Rock Baiano saiu em 2018 compilando 29 bandas que se destacam na cena independente da Bahia. Predominam as bandas soteropolitanas, mas há representantes de cidades do interior cuja relevância pra cena do estado vem crescendo ao longo dos anos. Boa parte dessas bandas vem resistindo e mantendo-se na ativa apesar das dificuldades inerentes à cena independente. Essa característica mostra a disposição dessas bandas em resistir e se manterem vivas.

Selos como o Brechó RecordsBigbross São Rock cumprem o papel de fornecer um canal de divulgação do trabalho das bandas, bem como realizar o trabalho arqueológico de catalogar as bandas do estado e mostrar ao público a diversidade e a força existente no rock baiano. Esse registro permite que tenhamos a compreensão acerca da diversidade de subgêneros do rock presentes na Bahia. Temos representantes do metal extremo e suas diversas vertentes,  indie, punk, hardcore, stoner, rockabilly, hardrock, pop, black music e até mesmo de jazz.  

Dentre as bandas presentes na coletânea a Pastel de Miolos é a de maior tempo na ativa. Formada em 1995, segue fazendo o mesmo som agressivo e direto dos primórdios. Tanto que a música dos caras presente nesta coletânea, Mate Um Político Por Dia, gerou polêmica, chegando a sofrer censura, ficando assim impedida de ser disponibilizada nas plataformas de streaming.

A música fora lançada no formato single em outubro de 2018, pouco antes das eleições, buscando lançar uma perspectiva acerca das arbitrariedades políticas cometidas desde o golpe de 2016. A empresa responsável por viabilizar a inserção do single nas plataformas de streaming alegou que a música viola os termos e condições para disponibilização das músicas nas plataformas.

Isso dificultou a entrada da coletânea Anuário do Rock Baiano Vol.02 nas plataformas digitais. O álbum ficou cerca de 30 dias barrado, tudo indica que devido a presença da faixa da Pastel de Miolos em seu setlist. Contudo, o problema foi resolvido e a coletânea já está disponível, portanto, aperte o play e bora ouvir o rock potente feito na terra do dendê. 

 

Articles You Might Like

Share This Article