Chegamos à Paraíba, e vamos trazer 10 bandas da capital para vocês sentirem o drama. Não damos viagem de balde.
Eu sei que vocês estavam com saudades dos rolés da Bolodoido Musical pelo Nordeste. Sim, demos uma paradinha nas viagens, as passagens estavam caras e Carlim e Danilo não queriam subsidiar.
Mas fizemos umas fitas aqui e ali, e conseguimos prosseguir em nossa missão de visitar cada estado do Nordeste. Nossa última parada havia sido Pernambuco, seguimos agora com o estado vizinho Paraíba.
A Paraíba é também uma terra bem querida. Conheço apenas João Pessoa, cidade de pessoas incríveis e acolhedoras, já passei um carnaval lá e invadi ruas e becos no Cafuçu. Mas aqui o papo é outro, então vamos aos grupos paraíbanos.
1. Margaridas em Fúria
Vamos iniciar com as Margaridas em Fúria.
Na tour da Antiporcos, que passou por João Pessoa tivemos o prazer de tocar com elas, que seguem aquela linha punkrock riot grrrl, porém com um pouco mais de peso. A mistura agradou bastante esse colunista.
Não sei se elas chegaram a gravar algum disco, mas tem essa uma Demo disponível no soundcloud e abaixo vocês podem conferir uma apresentação delas para o programa Som Nascente.
2. Disunidos
Outra banda que também tive o prazer de tocar junto, na mesma oportunidade acima citada, foi a clássica banda punk paraibana Disunidos.
A banda foi formada no final da década de 80, sendo considerada uma das primeiras bandas do estado. Recentemente eles saíram na Coletânea Nordeste em Chamas.
https://www.youtube.com/watch?v=jDXsBZ_Aydo
3. Zefirina Bomba
Talvez uma das bandas mais conhecidas da Paraíba, os caras bombavam demais na MTV, fazendo um som monstro com uma viola envenenada.
Um clássico show dos caras realizados aqui em Salvador foi na praia do Jardim de Alah, onde a poeira subiu, um evento da Entorte Discos.
Mas vamos deixar outro vídeo com uma qualidade melhor para quem não conhece possa sacar a banda:
4. Noskill
Na primeira vez que pisei em Jampa tive o prazer de ver o show da Noskill, foi um evento no Pogo Pub, e foi um show animal!!! A energia de Thuany contagiava geral, fazia todo mundo querer se debater dentro do Pogo.
Para além de toda energia, Thuany ainda é detentora de uma voz rasgada e bem agressiva. Atualmente ela faz parte da Afronta, mas ai quando chegarmos no Ceará falamos sobre.
Segue a faixa de abertura do EP Não Deixaremos que nos escondam:
5. Disacusia
Quando eu conheci a Disacusia foi através do cara mais lindo de toda João Pessoa, Ícaro da Joquinha Discos.
Éramos amigos de Soulseek/MSN e por muito tempo namoramos virtualmente, momento onde ele me passou umas faixas dessa delícia de banda crust/punk joãopessoense.
Em 2016 os caras lançaram o EP Tripalium, uma preciosidade da música ignorante:
6. Darksiders
Outra banda a qual Thuany se destacou como frontgirl foi a Darksiders.
Lançado em 2013, o EP Câncer do Mundo é um tapa nazoreira dos desavisados e desavisadas, 05 faixas em cerca de 11 minutos. Segura essa porra aí!
7. Hisbadself
Infelizmente não cheguei a ver o Hisbadself ao vivo, a banda tinha integrantes do Zeferina Bomba e outro amigo do coração, Dorivan.
Dorivan foi o cara que abriu a porta da sua casa sem eu nunca ter trocado duas palavras com ele da primeira vez que fui em João Pessoa, coisas que vocês só irão ver dentro da cena hardcore /punk.
Depois disso estreitamos laços, e fizemos muitas aventuras juntos. Inclusive, foi ele quem organizou a ida da Antiporcos para João Pessoa.
Vocês também podem ouvir os discos dos caras no Bandcamp.
8. Rotten Flies
Banda hardcore do inicio da década de 90, muito conceituada dentro de toda a cena do Nordeste, o Rotten Flies conta também com uma frontgirl a Willi Franca.
Willi vem com um vocal que lembra muito as bandas crust/punk, extremamente nervoso!
9.Revoltos Constantes
Uma banda nova, com figurinhas conhecidas da cena paraibana. A banda que conta com integrantes da A.E.P. e Nardonis, lançou o EP Ratos Políticos.
Da Nardonis veio a Gaby, que na Revoltos toca bateria e segura no vocal.
De punk pra punk essa bagaça!!!
10. Nardonis
Já que citamos a Nardonis, vamos lançar aqui um vídeo da época que a Gaby tocava na banda.
Os Nardonis fazem um um post-punk bem distorcido, com vocais desesperados e Gaby lascando a mão na bateria, o que deixa a banda com um som bem característico, aquela coisa bem noise.