Bruno Kroz lança EP de estreia com Ameaça Detectada

Bruno Kroz chega com 5 tracks do melhor e mais puro grime e produção do ANTCONSTANTINO em seu EP de estréia Ameaça Detectada (2021) 

“Grime real diretamente de Salcity”

Existem diversas dimensões em nossas vidas, e apesar do fato inexorável de estarmos vivendo em um circo de horrores que tende a subsumir todas as camadas de nossas vidas, resistir é necessário e temos incentivos para isso. Em plena pandemia, Bruno Kroz estreou na cena com um EP que foi todo produzido através de conexões via internet. Movimento que nos deixa felizes em ver um jovem artista – meu vizinho – da Padre Eloy, Salvador-Bahia, conseguir materializar todo o seu talento em um trabalho que contou com a produção do ANTCONSTANTINO.

Dentro da rica cena do Hip-Hop e da música afro-diaspórica negra, a Bahia é certamente um local de pioneirismos nacionais. Todos os gêneros e subgêneros musicais dessa seara encontraram aqui, invenções, adequações originais e singulares, do reggae ao grime, passando pelo rock, pelos soundsystems até a música eletrônica e o afrobeat, sem contar nas invenções que daqui surgiram. Logo, não deveríamos nos surpreender com a força violenta de uma estréia nesses termos apresentados pelo Bruno Kroz.

Porém, nunca estamos realmente preparados para o novo até que ele surja com sua potência de arrasto e convencimento e é nesse sentido que Ameaça Detectada (2021) nos impressiona. São apenas 5 faixas, mas a firmeza, a fluidez e a violência das rimas, o bom humor contido em certas imagens, assim como a qualidade lírica do MC Bruno Kroz, não nos deixam dúvidas de que estamos diante de uma estréia que realmente entrega o que promete. Mas resta-nos perguntar, a quem se dirige essa ameaça? E sobretudo, vocÊ aí leitor, conseguiu detectá-la?

Há uma dificuldade muito grande, independente do talento para artistas que surgem e se mantém no nordeste e no norte, o eixo – conversa velha – termina sempre por apagar quaisquer “novidades” surgidas do lado de cá. O público local, muitas vezes ou está esclerosado por uma nostalgia falsa e morta no atual, ou olha apenas para as aprovações vindas de fora, chegando tarde demais, e muitas vezes fazendo minguar talentos. Bruno Kroz já estreia de certa forma ameaçando todo esse sistema de coisas, por já chegar conectado com a fina flor do que se produz, no estilo que escolheu, no país.

A dupla a frente do trabalho se conheceu nas seletivas do “Brasil Grime Show”, quando ANTCONSTANTINO ainda fazia parte do projeto. E apesar dessa construção ter sido feita na internet, a audição atenta deste trabalho não nos deixa dúvidas de que estamos diante de um MC que além de forte vivência nas ruas, é um estudioso do estilo que adotou para a sua caminhada. Junto a dupla, a programação visual do trabalho ficou a cargo do coletivo ACIDBOYS, o meu mano deusnobruxo(Underismo) foi quem captou as vozes, e por fim o DJ e produtor RHR foi quem masterizou o trampo. Conexão BA-RJ-Londrina, algo pouco visto no cenário atual, e que pelo resultado entregue aqui, esperamos que gere mais frutos. 

“Quebrando e Amassando”

O traço principal nas linhas entregues pelo Bruno Kroz, o que mais nos chama atenção é a violência utilizada com maestria pelo MC. O EP nos gera uma imagem que nos lembra uma troca de soco em meio a pipoca no carnaval, e assim, Bruno Kroz parece ter treinado o ano inteiro para isso. No início, com a Intro dando o aviso: “Hola, Corrección de la repetición” nos lembra o genialmente polêmico Glauber Rocha, e é dessa violência que estamos falando. Em um cenário nacional cheio de fakes, onde não é a qualidade artística aquilo que define quem faz “sucesso”, os braggadocios e ataques do MC servem como régua qualitativa e de postura e ideias, para um público guiado pelos algoritmos entender de fato e de direito o que define um bom ou excelente Mestre de cerimônias.

Os trocadilhos, as multisilábicas, e a fluidez e agressividade do flow apresentando por Bruno Kroz chamam também atenção, mesmo junto ao já conhecido nacionalmente KBrum. O trabalho conta com instrumentais de Enigma, Meio Feel, BBzão, Colas, Matesu e ANTCONSTANTINO, que apresentam sonoridades muito bem elaboradas e misturas com o funk carioca, o que obviamente cativa o ouvinte ao longo das faixas. Aplique-se a tudo isso, as linhas que apresentam conteúdos e referências às quebradas, denúncia do racismo,  a vida no corre das ruas, a busca por reconhecimento de sua arte e voilá: “Ameaça Detectada”.

Salcity segue revelando MC’s reais, técnicos, invocadores e conscientes, resta a você leitor pegar a visão, e sobretudo ouvir, compartilhar, ou seja, valorizar nossos velhos mestres  e novos talentos. Bruno Kroz estreia com muita qualidade, ancorado de verdade em uma estilo que tem em Salvador o maior pioneiro do gênero, é Grime real e que bater de frente vai tomar um quebra e samba bonito! hahahahahaha   

-Bruno Kroz lança EP de estreia Ameaça Detectada

Por Danilo Cruz 

 

Articles You Might Like

Share This Article