O MC baiano Galf AC soltou o primeiro single do seu próximo EP a ser lançado, com a participação pesada do mineiro Matéria Prima
Um dos segredos mais bem guardados do rap nacional, o MC Galf AC é um dos nomes mais relevantes do underground baiano e nacional.Com a mixtape Fragmentos de uma Mente Volátil (2016), o artista é uma das figuras mais ativas do cenário baiano dos últimos 5 anos dezenas de participações em faixas de diversos artistas e sobretudo com a participação ativa nas bancas Fraternidade Maus Elementos e UGangue. Arredio ao mainstream estamos diante de um dos poetas das ruas de Salcity, daqueles que captam toda a sujeira e toda a resistência das ruas.
Em 2018 junto ao MC e produtor Gil Daltro, Galf AC também encampou o projeto Vapor, com quem lançou dois EPs, demonstrando uma de suas maiores características: a versatilidade, bagaçando em beats variados que incluíam o trap e o trapagodão! Cria da cena de música extrema de Salcity, Galf AC acumula também uma passagem marcante pela cena do gore/grindcore com as bandas Fecal Fest e V.O.D.e mais recentemente passagem pela Ivan Motosserra e pela Aplastar.
Sem sombra de dúvidas é um currículo que comprova a força, a versatilidade e a produção em massa de uma arte que insiste em ficar de pé, mesmo com toda a invisibilidade. Agora em 2021, o artista dá o start para o seu novo projeto com um clipe junto ao grande MC mineiro Matéria Prima, que certamente dispensa apresentações, mas se você quiser saber mais, clique aqui. A faixa “Astronauta do Asfalto” que traz um beat do Quevase, abre os trabalhos para o lançamento do primeiro EP do Galf AC, a ser lançado em março desse ano.
Gravado dentro dos parâmetros de distanciamento social, os dois MCs aproximam suas líricas e flows como se fossem dois velhos conhecidos explorando o infinito universo de suas mentes. A estação espacial de Salvador tem a captação do Davi Muniz (Gato Mestre), que flagrou Galf Ac com a participação especial de Dois As, rimando na gravidade zero sobre as vivências de uma vida no underground. Os planos do dia, o corre “descalço” sem tropeçar sob a superfície da lua, pois sua poesia o faz resistir e captar aa forçaa da cosmo e transformá-la em arte.
O mineiro Matéria Prima é captado pelo Dan Ferreira, tal qual um “Galactus” que devora não mundos, mas a mediocridade do “fakegame”, “fazendo malabares com planetas” para conseguir se manter ativo. Flagrado à noite pelas ruas de BH, o poeta produz uma sequência bonita de linhas que intercalam a prudência necessária para enfrentar o caos que a realidade nos impõe, com o elogio da resistência. Juntos, os MCs conseguem produzir um single fruto de uma aliança de duas mentes das mais afiadas do rap nacional. Vocabulário fino, flows nervosos, linhas verídicas e de técnica apurada, espancando o beat do Quavase com rigor.
A faixa “Astronauta do Asfalto”, é o primeiro single do EP Botando Pra Ver Bicho Part 1 (2021) que Galf AC lança no mês de março e que com certeza você vai conferir em primeira mão aqui no Oganpazan. E nesse feat com o Matéria Prima já temos o primeiro – auspiciosamente sujo – momento.
Assista e compartilhe!
-Galf AC part. Matéria Prima em “Astronauta do Asfalto”
Por Danilo Cruz