O duo Broken Compass lança com exclusividade o single de “Future” aqui no Oganpazan. Mas antes, precisamos entender melhor!
Em 14/07/2020 pipocava nas redes um teaser de 20 segundos, com um som que parecia bailar com a maestria da dupla sensação da copa de 1994, os jogadores Bebeto e Romário. Nesse teaser é possível ver uma das muitas tabelinhas desses jogadores fundamentais para conquista do tetra campeonato mundial pela seleção brasileira, claro que a tabela termina com “Gooollll”.
Mas o que seria a Broken Compass? De onde surgia aquela música envolvente? Pouco tempo depois foi possível ver que se tratava também de uma dupla, que assim como Bebeto e Romário fizeram uma parceria de sucesso: Gorinez e Fígado formam esse duo Lo-Fi cheio de classe e estilo.
Gorinez é um rapper interiorano e também faz parte das bandas hardcore Motim 13 (vocal) e Afago (baixo), já Fígado é baterista das bandas Asco, Motim 13 e Afago, sendo que Gorinez também já tocou baixo na Asco, ou seja, a parceria deles ultrapassa os limites desse novo projeto. Na verdade Broken Compass surge num clima reafirmação da amizade desses dois.
Gorinez diretamente da Rua do Jenipapo, Pojuca e Fígado local da Boca do Rio, Salvador. Cidades diversas com realidades e vivências bem próximas.
O Ranço do Hardcore, Punk até no Lo-Fi.
Ambos componentes da Broken Compass são oriundos da cena hardcore, inevitável suas ideologias serem pautadas naquilo que vivenciaram no meio hardcore/punk. Uma das máximas do movimento punk é justamente não seguir regras de conduta, é ser fora do sistema e não se satisfazer com aquilo que é imposto goela abaixo, seguindo a vida guiado por uma verdadeira Bússola Quebrada ou Broken Compass, sem um destino pré definido, acreditando nos próprios instintos.
O processo criativo
A dupla se completa, bailam em sintonia. Gorinez elabora o beat ainda não lapidado e passa a bola para Fígado, em conjunto analisam o beat e começam o processo de lapidação daquela joia bruta. Ouvem, deixam a música entrar pelos seus poros e tocar seus corações e vão adicionando elementos que deixam a faixa pronta para invadir como um tsunami as almas dos ouvintes.
Mas a Broken Compass não se resume a música. Os caras fazem questão de frisar que o processo envolve arte visual e música.
A arte visual fica mais a cargo de Fígado, que no processo inverso ao da composição da faixa, elabora e envia para Gorinez, que acaba opinando e assim chegam a um resultado que agradam a ambos.
Bebeto e Romário, chegando com pique de jogado caro.
O primeiro single do Broken Compass, lançado em Julho desse louco ano de 2020 leva o nome de “Bebeto e Romário”, não poderia ser diferente. Ambos são da que se pode chamar de geração 90, que teve o prazer de vibrar com aquela copa de 94. Para além disso, são uma dupla eficaz e que se diverte com o que fazem, tal qual a dupla de jogadores homenageada nesse single de estreia.
A faixa tem pouco mais de 1 minuto, com interferência de narração de jogo e um clima de bossa nova, mas não aquela Bossa de boçais, essa vem com pitadas de dendê e um pouco de vagabundagem das ruas, o que faz toda diferença.
A arte simboliza a união de uma amizade, um momento único de alegria dos dois jogadores, que facilmente poderia ser alterada por diversos momentos de diversão de Gorinez e Fígado, pelos babas do Arranca Canela ou em algum show de hardcore.
Future, papo de futuro sem esquecer as raízes.
O segundo single do Broken Compass, lançado exclusivamente no Oganpazan, chama-se “Future”. Pelo nome da faixa logo pode ser remetido a um beat futurista, algo bem diferente do single de estreia. Errado.
Em verdade Future é o futuro do passado. Talvez tenha ficado meio confuso, mas explico.
Na década de 80/90 a cultura pop era fascinada por adivinhar o futuro, a criar expectativas de como seria em cerca de 20 ou 30 anos para frente. Os Jetsons mostrava carros voadores, De Volta para o Futuro é outro clássico, mas o que parece ter inspirado a dupla realmente foi o jogo do Super Nintendo, Top Gear.
Essa faixa caberia como uma luva na trilha sonora daquele game, não por acaso o visual desse single lembra bastante uma fase do Top Gear, onde se corria de noite.
De forma sagaz o Brroken Compass conseguiu por referências que justamente justificassem esse futuro com vistas ao passado. Vocês poderão, por exemplo, que os carros não são aqueles carros do jogo Top Gear, longe disso, são carros clássicos do automobilismo brasileiro: Kombi, Gol Quadrado, Fuscas e Opala.
O recado então fica nítido, Broken Compass é papo de futuro, mas não esquece suas raízes. Um som atual e de muito bom gosto, com referências e memórias afetivas de cada um dos dois que compõe esse duo.
A promessa dos caras é que saiam outros singles, esperamos ansiosamente e indicamos que vocês fiquem atentos e atentas aos passos da Broken Compass, pois muitas surpresas podem sair dessa dupla que caminha ao sabor do vento.
-Future, o nove single da Broken Compass.
Por Dudu