Danzi & Jahfreeka Soul chegam com o clipe de “Perverso Império”, mas uma produção que ressalta a grande qualidade da reggaewoman de Salvador!
A cantora Danzi e sua banda Jahfreeka Soul seguem na missão de nos escurecer sobre os processos históricos e consequentemente mentais que nos aprisionam. Seguindo seus passos na música reggae, Danzi chega agora com o clipe de “Perverso Imperio“, música que vai compor seu primeiro disco em fase de preparação.
Cantora e compositora baiana, Danzi vem tomando cuidado e preparando com muito esmero os trabalhos que nos apresenta. Dona de uma caneta visceralmente serena, nos traz sempre composições que nos levam a pensar sobre a nossa negritude, as artimanhas da Babilônia para nos alienar e a necessidade de nos elevarmos espiritualmente.
Prova disso é seu clipe de estréia, que chega pra nos dá a real sobre nossa atual conjuntura social e política, com uma produção caprichada, que nos remete a um passado cruel. Remissão essa que trabalha com bastante sutileza imagética a força de uma triste constatação.
Através de sua poesia de forte apelo político, na melhor tradição do reggae baiano, a artista é captada no centro de Salvador, exatamente nas localidades onde a cidade começou. Essa decisão já traz em si mesma, um posicionamento tanto político quanto estético. Praça Casro Alves (poeta baiano que lutou contra a escravidão), e Pelourinho local onde nosso ancestrais eram castigados, são algumas dos cenários históricos escolhidos para as filmagens.
O Perverso Império que a música canta, suas estratégias de alienação e a necessidade de sua queda, terminam por serem demonstradas com muita astúcia, em suas soluções de continuidade. O apagamento de uma história de sofrimento e opressão, que não cansa de nos gritar sob as pedras do centro histórico de nossa cidade. Cenários de tortura e genocídio transformados em pontos turísticos e locais festivos.
O vídeo clipe e a música nos traz uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o quanto somos coniventes com esses apagamentos, e o quanto estar nesses locais em outras circunstâncias, atualizando um histórico de luta como faz Danzi & Jahfreeka Soul, pode ser uma potencialização de rebeldias que se fazem cada vez mais necessárias.
O efetivo, swingado e potente apoio da banda Jahfreeka Soul pode ser ouvido em alto e bom som, a banda que conta com os músicos: Gabriel Ises (Teclado, Tambor Nyahbinghi e Direção Musical), Lucas “Fyah” Oliveira (Guitarra Solo), Alessandro Almeida (Guitarra Base), Wiran Genipapeiro (Baixo), Vagner Encarnação (Bateria) e Gabriela Almeida (Backing Vocal), segura a vibe na medida certa. O clipe teve a direção do Fernando Britto (TurnLeftCom) que criou uma excelente produto junto a toda equipe.
Assista ao clipe de estréia de Danzi & Jahfreeka Soul: