Você precisa assistir a jam do Yussef Dayes Experience no deserto

Escute a live session lançada pelo The Yussef Dayes Experience, em parceria com 2 selos britânicos, Soulelection e Brownswood Recordings.

Um dos grandes músicos de sua geração, o baterista Yussef Dayes impressiona pela consistência de suas gravações, sejam elas dentro de estúdio ou ao vivo. No dia 05 de agosto de 2022 ele juntou um quarteto de peso e fez um audiovisual sensível e com qualidade de som soberba para mostrar como é assistir ao seu seu show mais recente, o Yussef Dayes Experience.

yussef-dayes
Foto: Guilherme Espir

 The Yussef Dayes Experience – Live Session

Ao lado do baixista Rocco Palladino – que gravou o disco ao vivo com o Yussef Dayes Trio, lançado em 2020 – Charlie Stacey nos teclados, Malik Venna (saxofone), Elijah Fox (teclados e sintetizadores) e Alexander Bourt (percussão), o quarteto liderado por Dayes apresenta um repertório arranjado pelos músicos que se apresentam no vídeo, além do saxofonista Shabaka Hutchings e o já citado Charlie Stacey.

O resultado mostra o motivo dos seus shows estarem esgotados. Vale lembrar que dentre alguns dos lançamentos marcantes de sua carreira, podemos citar:

  • Galaxies Not Ghettos” – primeiro disco de estúdio do grupo de Afrobeat britânico United Vibrations, lançado em 2011
  • O EP “We Never Die”, segundo lançamento do United Vibrations, liberado em 2012
  • O segundo full lengh de estúdio do United Vibrantions, “The Myth Of The Golden Radio“, lançado em 2016
  • Em 2016 ele também lançou “Black Focus“, único e aclamado disco de estúdio feito em parceria com o tecladista, DJ e produtor Kamaal Williams
  • Em 2020 saiu – via Blue Note Records – o esperando resultado do primeiro encontro entre o baterista e o guitarrista Tom Misch, com o lançamento de “What Kinda Music
  • Ainda em 2020 aconteceu o lançamento de seu incendiário primeiro disco ao vivo, intitulado “Welcome To The Hills

Trata-se de uma carreira extremamente sólida e projetos do United Vibrations possuem uma sonoridade muito interessante. Ressalto esse ponto, pois muito se fala sobre o disco com o Kamaal Williams, porém vale lembrar que Yussef já estava no corre do underground já há alguns anos. Nesse quarteto que contava com seu irmão Kareem Dayes no baixo, Wayne Francis no saxofone e o outro irmão de Yussef no trombone, Ahmad Dayes, o grupo toca um Afrobeat claramente influenciado pelas tendências do groove moderno, com destaque para a química da sessão rítmica e o trabalho de metais.

Sobre a live session, vale enfatizar o trabalho da mix, pois ele permite ouvir todos os elementos presentes no som com clareza e nitidez. O feeling do grupo para sustentar o groove tocando baixo, segurando a cozinha sem acelerar tanto o pulso dos temas, conversa muito bem com o trabalho marcante de Malik Venna no sax.

A qualidade da mix é tão acentuada que nenhum toque de percussão de Alexander Bourt passa batido nos seus ouvidos. Não só o Yussef Dayes, mas todos os músicos que estão orbitando esse ecossistema são muito bons e é importante manter os ouvidos atentos para não perder nada dessa cena. 

A forma como o repertório formado por 6 faixas dialoga com o vídeo é bastante poética. A sessão acaba por registrar a passagem do dia no cenário escolhido para a gravação. No começo está de dia, no fim da sexta música já é noite.  Produção fina e que mostra como é possível amplificar o impacto do groove, unindo o roteiro das faixas com o audiovisual.

Articles You Might Like

Share This Article