Oganpazan
Discos, Resenha

While You Were Sleeping – José James

jose-jamesFunk, neo-soul, hip-hop, jazz, pop, rock, indie, eletrônica. A lista provavelmente poderia se prolongar caso quiséssemos listar todos os estilos presentes em While You Were Sleeping do nova-iorquino José James. Despontando na última década como uma das grandes revelações da música contemporânea graças a álbuns como Black Magic de 2010 e No Beginning No End de 2013, José James surge dando frescor e intensidade à música nas primeiras décadas do século XXI.

O álbum de 2013 segue a linha já bem estabelecida do jazz vocal, claro, com arranjos que privilegiam uma sonoridade mais contemporânea. O álbum foi aclamado pela crítica internacional devido à forma como o R&B e o jazz são usados de modo arrojado na constituição das harmonias e melodias das músicas. Enquanto os álbuns anteriores apenas levemente trazem elementos da black music atual como o hip-hop e a neo-soul, While You Were Sleeping mergulha de cabeça nas influências de gêneros atuais que vão do hip-hop ao grunge.

Estas influências vem do próprio gosto musical de José James, provavelmente comum a todo garoto urbano dos EUA que cresceu ao som da década de 90 do século passado. Em entrevista concedida ao selo Blue Note onde divulgou o lançamento do seu segundo álbum por este consagrado selo do jazz (o primeiro havia sido o já citado Beginning No End de 2013), James fala sobre a ideia de usar os “sons” que começou a ouvir na adolescência para as composições do seu novo álbum:

“Este álbum é a síntese de tudo que eu gosto no que diz respeito à música. Desde artistas contemporâneos como Frank Ocean (R&B contemporâneo/ neo-soul/R&B alternativo), James Blake (eletrônico/ indie eletrônico) e Junip (indie) até artistas inovadores os quais cresci ouvindo como Nirvana (grunge), Radiohead (indie) e Madlib (rap). Além disso, é também uma carta de amor sobre muitas noitadas gastas em clubes de East Londn como Plastic People e Cargo vendo novos movimentos surgindo na música eletrônica. Eu quero que as pessoas sintam a alegria de descobrir o que eu experimentei noite após noite no palco, procurando por algo novo”

Descobri José James há pouco mais de um mês. Coincidentemente a primeira experiência foi ouvindo While You Were Sleeping. A reação imediata foi compartilhar essa informação entre meus contatos do facebook. Chamou atenção o seguinte comentário: “esse álbum é bom, mas Beginning No End é muito melhor!” Sei que um caso em particular não serve para estabelecer uma regra, mas tendo a crer ser este o comentário mais popular entre os fans de José James.

Este “fenômeno” se deve muito à radicalização estética promovida por James em While You Were Sleeping. Guitarras distorcidas ao modo grunge com andamento arrastado carregando melodias e harmonias sujas, pesadas, porém deixando o sabor distante do jazz. James realiza uma inversão de valores estéticos nesse álbum. Enquanto nos anteriores o jazz predominava para ser complementado por outras influências do compositor, While You Were Sleeping faz desse gênero um acompanhamento para os outros estilos agora predominantes. Contudo, algo não muda em nenhum de seus álbuns: a presença do jazz.

Nota: 

Gravadora: Blue Note Records

Ano de lançamento: 2014

Produtores: José and Brian Bender

Matérias Relacionadas

A Cidade que Não Dorme (2015) – Edbrass Brasil

Bruno Sampaio
9 anos ago

True Loves lança single cheio de groove

Carlim
4 meses ago

Alemar para corações partidos mas não vulgares, em Rossi (2020)

Danilo
5 anos ago
Sair da versão mobile