Oganpazan
Destaque, Notícias, Resenha

Van der Vous – Poesia Lunática (Single – 2016)

15134578_1098543416930134_5041059902753151497_nPoesia Lunática, novo single da Van der Vous, quebra a monotonia da realidade nos apresentando o caos do delírio psicodélico.

Quando algo entra em contato com nosso sistema perceptivo e provoca alterações ocorre um rearranjo do que chamamos de realidade. Cognitivamente a dificuldade de construir uma compreensão sobre o fenômeno com o qual entramos em contato rejeita a identificação de qualquer fragmento que faça algum sentido. É preciso relaxar, deixar a viagem transcorrer para que a nova lógica perceptiva possa ser identificada. 

Os anos sessenta nos legaram a psicodelia, que se espalhou por todos as esferas sociais e artísticas. Fazendo dupla com a maconha como droga da contracultura, o LSD colocou as pessoas em contato com uma nova experiência perceptiva, cheia de cores, formas, transformações visuais, alucinações, desfazendo e ressignificando a realidade. O rock entrou de cabeça no LSD, criando arranjos sonoros até então desconhecidos.

Muitas bandas contemporâneas se voltaram para essa vertente do rock mostrando não se tratar de uma sonoridade datada, reclusa ao recorte temporal do final dos anos sessenta. Na Bahia a Van Der Vous se figura entre os representantes brasileiros dessa retomada da psicodelia no rock. O bom álbum La Fuga, que, recentemente, passou por processo de remasterização, pode ser considerado um marco desse neo psicodelia. O trabalho constante feito pela banda afim de se manter em atividade vai aos poucos consolidado o nome da banda. 

Na primeira quinzena de novembro a banda lançou o excelente single Poesia Lunática cuja tônica psicodélica ganha ares mais intensos, revelando o interesse da Van Der Vous por uma atmosfera cada vez mais abstrata em sua sonoridade. A reverberação utilizada no vocal cria a sensação de leveza do clima, que se torna latente com os efeitos selecionados para compor os timbres dos instrumentos. Quando o sintetizados entra  em cena imprime profundidade à música, que transcorre oferecendo diferentes texturas sonoras ao ouvinte. 

Toda música transcorre numa miríade de sons rapidamente associados a uma miríades de cores. Essa espécie de sinergia presente na piscodelia, que leva a confundir as sensações captadas pelos sentidos, embaralhando nossa compreensão da realidade, se faz presente na sonoridade da Van Der Vous. Esperamos que que Poesia Lunática seja apenas a ponta do iceberg, que seja o aviso de que um novo álbum está a caminho. 

Ficha Técnica:
Vitor Vous – Composição, Voz, Guitarras, Baixo
Rodrigo Reis – Sintetizador
Charles Silva – Bateria

ISRC: BX-VMZ-16-00011
Gravação 2015/2016 – Estúdio Vous
Mixagem: Vitor Matos
Masterização: Vitor Matos

vandervous.com
facebook.com/vandervous

 

Matérias Relacionadas

JOCA nos ensina a ampliar perspectivas: A Salvação é Pelo Risco (2019)

Danilo
5 anos ago

Orquesta Akokán (2018) Quer mambo de responsa? Vai pra Cuba!

Danilo
7 anos ago

Alemar para corações partidos mas não vulgares, em Rossi (2020)

Danilo
5 anos ago
Sair da versão mobile