No primeiro volume do Bolodoido Musical Dudu nos leva por uma viagem pelo rock noventista uma década de insanidade e excentricidade.
Sem pretensão alguma de falar apenas de um segmento musical, indo do new metal ao powerviolence em poucos segundos, dando pit stops no rap e no pagodão, hoje inicio essa coluna aqui no Oganpazan com indicação de músicas que podem agradar a vocês leitores e leitoras de mentes e corações abertos ao novo.
Vai ter coisa estranha? Vai sim! Vai ter som comercial? Claro! Mas também iremos passear nos esgotos e porões fétidos de todo esse planeta.
Vamos nessa então!!!
Esqueci de mencionar, nessa apresentação fuleira, que sou um ser altamente nostálgico e em meus momentos de nostalgia eu fico só pankando nos fones coisas das antigas, adoro! Sendo assim, pra iniciar essa patifaria vou mandar 10 sons que fui buscar lá em 90′, quando a MTV Brasil chegava revolucionando o comportamento dos jovens e das jovens dessa nação.
1. “Serve The Servants” – Nirvana
A música “Serve the Servants” é do álbum In Utero, da banda Nirvana. O In Utero de longe é álbum mais técnico do Nirvana, melhor produzido e com as músicas mais bem feitas. Óbvio que não é o álbum que mais gosto, mas desse álbum a faixa “Serve the Servants” sempre me agradou. Na real, o álbum todo me agrada, porém, não é o que mais gosto.
2. “Monster” – L7
https://www.youtube.com/watch?v=Reo4EHil2hI
Essa tchurminha do barulho escaldou tudo no clássico festival Hollywood Rock aqui no Brasil. As L7, que recentemente revisitaram nosso país, que não são de Seatle, mas foram naquele bolo de bandas tidas como grunge. Na real, L7 botava essas porras tudo no bolso, e “Monster” é uma faixa pesadona, que tem um clipe sensacional de bom, e eu sou bem apegado a clipes.
3. “Jeremy” – Pearl Jam
https://www.youtube.com/watch?v=MS91knuzoOA
E como falar de anos 90′ e clipes bons sem mencionar um dos clássicos, dos mais pesados e tensos: “Jeremy” da banda Pearl Jam. Sempre foi aquele quebra clima feliz, adoro isso! Fora que na atual conjuntura do país, com essa liberação de armas e tudo mais, é sempre bom ver um clipe assim.
4. “Cannonball” – The Breeders
https://www.youtube.com/watch?v=O7v51YTx6y8
Outra gostosura noventista são as maravilhosas The Breeders, sempre me amarrei nelas e nessa música em especial, os efeitinhos na voz são tudo!!!!
5. “1979” – The Smashing Pumpkins
Se você me perguntar um clipe marcante lhe direi: 1979 dos Smashing Pumpkins. Esse clipe sempre me remeteu a bons momentos com meus amigos, sempre que o vejo lembro de diversas idiotices que costumava (ainda costumo) fazer com meus amigos naquela fita de gastar toda nossa onda e nos divertirmos, apenas nos divertirmos juntos.
6. “Celebrity Skin” – Hole
Passando um pouco pro final da década, talvez da última safra de coisas boas que o maistream conseguiu despejar, “Clebrity Skin” é potente como a própria Courtney Love, intensa como os finais dos anos 90′, época de transição e descobertas.
7. “I’m Just a Girl” – No Doubt
A banda é 86, assim como eu, mas foi nos anos 90′ que a gente, eu o No Doubt, escaldamos tudo!!! Com experiências bem loucas no ska punk em 95, o No Doubt emplacou o single “I’m Just a Girl”. Essa nem é a música da banda que é mais conhecida aqui no Brasil. Sim, o No Doubt já foi trilha de novela aqui, mas deixa essa merda pra lá. Porém, foi graças a essa música sensacional que a banda passou a ser conhecida mundialmente e Gwen Stefani pôde fazer a merda de querer ser rapper.
8. “Basket Case” – Green Day
Pra não dizerem que não falei do punk, ahhhh meu delicioso punk rock bobinho de São Francisco. Uma cidade alegre como aquela só poderia sair docinhos como este. O que falar do álbum Dookie? Um clássico! E aquele clássico show de 94′ de Chicago que ainda em 99′ bombava na MTV Brasil…só coisa boa, só delícia e tome Basket Case na zoreia!
9. “Give It Away” – Red Hot Chili Peppers
Alguns levianos e levianas tem a coragem de abrir a boca e dizer que os anos 90′ foram dominados pelos grunge de camisa de flanela, perae amizade…anos 90′ foi uma época de muita produção boa e tinha espaço para todo tipo de som, era permitido experimentar, era permitido fazer loucuras, como por exemplo juntar o vigor do hardcore/punk com a sonoridade e suingue do funk. E quem fazia isso muito bem era o Red Hot Chili Peppers, que escaldou tudo com “Give it Away”, definitivamente bateu tudo!!!
10. “Killing In the Name” – Rage Against The Machine
Finalizando esse top 10 noventista, eles que nunca foram de muito blábláblá e sempre meteram o dedo na ferida, Rage Against The Machine. Em 92′ os caras lançaram o álbum que se tornaria o clássico da banda, onde continha o que podemos chamar de hino do Rage, “Killing in the Name”.
Pra quem não sabe, Zack De La Rocha não apenas firmou seu nome no meio do rock mainstream, com o Rage Against The Machine, antes de integrar o Rage, Zack fez parte de uma importante e clássica banda de hardcore, o Inside Out.
É isso, faltou bandas? Claro! São apenas 10 dicas para toda uma década de produção a todo o vapor, mas isso é um pouco do que pude aprender com os anos 90′. Depois venho com mais listas escrotas pra vocês.
– Uma Viagem Noventista no Bolodoido Musical Vol. 1
Por Dudu