Oganpazan
Destaque, Notícias

Tom Zé e Lee ‘Scratch’ Perry fazem parceria em nova música do Digitaldubs

Nova Música do Digitaldubs traz uma pareceria virtual entre dois gênios da música: Tom Zé e Lee ‘Scratch’ Perry

Pode não parecer a primeira vista, mas o brasileiro Tom Zé e o jamaicano Lee ‘Scratch’ Perry têm muitas coisas em comum. Ambos estão entre os grandes experimentalistas da música mundial, ambos são octogenários bastante produtivos (tendo inclusive nascido no mesmo ano), ambos saíram de cidades pequenas em países periféricos para conquistar o mundo, transformando a riqueza da bagagem cultural das suas terras natais em obras únicas que durarão eternamente.

Imaginar uma parceria entre esses dois monstros sagrados é algo que deveria habitar os sonhos molhados de qualquer devoto da boa música. Infelizmente o destino preferiu deixar os seus caminhos correrem separadamente. No entanto, uma alma iluminada encontrou uma forma de concretizar esta quimera – mesmo que apenas de modo parcial. O produtor Marcus MPC do coletivo Digitaldubs nos deu de presente esse encontro na faixa Estudando o Dub, que já conta com um videoclipe bastante apropriado para a solenidade da ocasião.

Percebendo as diversas afinidades entre a obra desses dois magos da composição musical, Marcus MPC procurou costurá-las em torno de uma temática central: a abertura das portas da percepção. O tema psicodélico, com ecos em William Blake e Aldous Huxley, casa-se perfeitamente (como bem sabemos) com o ambiente sonoro próprio ao Dub.

O clipe conta com a animação chapadíssima do artista Aleixo Leite, que também assina a direção e a edição da obra. São 4 minutos de uma lombra que permanecerá na sua memória visual e auditiva por um bom tempo. E como qualquer boa lombra te fará querer repetir a dose mais vezes, afinal, como canta o próprio Tom Zé: “o importante é abrir a porta”.

Se ficou na fissura por mais, confira abaixo outras peripécias de Marcus MPC e do Digitaldubs.

Matérias Relacionadas

Você precisa de um lowrider pra escutar o Kamaal Williams

Guilherme Espir
2 anos ago

UFBA apresenta mais uma edição do seu CINE NEGRAS com a exibição do documentário: Meninas, produzido por Sandra Werneck

admin
8 anos ago

Iza Sabino e a invisibilização de mulheres no hip-hop (de novo!)

Redação Oganpzan
4 anos ago
Sair da versão mobile