The Quintet existe por uma série de trapalhadas e arranjos que sem querer se transformou e legou-nos um documento musical grandioso do Bebop
O Bebop nasceu como uma reação dos músicos de jazz americanos a era do Swing e as grandes orquestras que podavam suas intenções criativas. Lá no começo dos anos 40, músicos se reuniam após suas apresentações com as grandes orquestras no mítico Minton’s Playhouse, para longas sessões de improviso em jam’s sessions. Grandes músicos da velha escola e jovens revolucionários se encontravam para criar música e também para disputas ferozes. Músicos como Coleman Hawkins, Mary Lou Williams, Roy Eldridge, Charlie Christian e jovens como Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Kenny Clarke foram os responsáveis por essa revolução musical.
A Segunda Grande Guerra legou mais anos de sucesso a era do Swing, amplamente consumida pelos soldados americanos. Ao mesmo tempo, a escassez de goma-laca, impedia a gravação dos novos músicos e a sonoridade Bop ficou durante toda a guerra restrita a iniciados. Somente com o fim da guerra, essa geração e sua revolução musical começaram a ser registradas em vinil.
A sessão registrada em Jazz At Massey Hall é um documento histórico sensacional feito uma década depois do início do Bebop, já em 1953. Um álbum em que Max Roach (bateria), Charles Mingus (baixo), Bud Powell (piano), Dizzy Gillespie (trompete) e Charlie Parker (saxofone), demonstram como alcançar o sublime na execução musical. Num momento em que o movimento já era o mainstream do jazz e já suscitava outras respostas criativas como o Cool Jazz e o Hard Bop.
E certamente essa gravação é um caso raro de sucesso entre uma turma realmente atribulada. Charlie Parker que constantemente caminhava pelo inferno do seu vício em heroína já não tocava com Dizzy Gillespie, seu parceiro criativo e o qual o chamava de: “a outra batida do meu coração.” Bud Powell, o grande pianista estava a altura internado num hospital psiquiátrico, pois sofria de sérios problemas mentais. E foi exatamente a Bud Powell que a turma do New Jazz Society de Toronto no Canadá tentou contactar para uma apresentação de gala. Daí por diante os improvisos que levaram até a apresentação, a gravação e o lançamento do disco são realmente dignos de bebopers!
Sem sucesso em contactar Bud Powell que passava um temporada no Hospital psiquiátrico de Bellevue, tentaram falar com Dizzy Gillespie, também sem sucesso. Finalmente acharam Charles Mingus que reuniu a turma para a apresentação. No dia do embarque mais desacertos, o quinteto contratado tinha se transformado num septeto acrescido do tutor legal de Bud Powell, Oscar Goodstein e da esposa de Mingus, Celia. Gillespie e Parker, ficaram no aeroporto de Nova York, esperando o próximo voo, já que a New Jazz Society só tinha fornecido 5 passagens.
O repertório do disco reuniu grandes clássicos do Bebop como Salt Penauts, Perdido, Night In Tunisia, a fina flor das composições. Resta a você que admira o jazz pegar essa coisa linda e escutar exaustivamente. E pra você que não conhece bem ainda, aqui esta uma excelente porta de entrada a esse mundo maravilhoso.
https://www.youtube.com/watch?v=H8fnoVgNSvc