Oganpazan
Colunistas, Destaque, Música, Notícias

Sintetizador portátil que mudou a cena pop completa 50 anos

Sintetizador portátil que mudou a cena pop completa 50 anos, uma invenção de um filho de imigrantes russos, que mudaria para sempre a música!

Em 1969, a EMS (Electronic Music Studios) colocou no mercado o VCS 3, considerado o primeiro sintetizador portátil a ser comercializado no mundo.

Criado por Peter Zinovieff, geólogo e um dos fundadores da EMS, o VCS 3 conquistou a atenção de bandas de diferentes estilos e gerações.

Segundo o jornalista Luccas Oliveira, do jornal O Globo, Pink Floyd, The Who, David Bowie, Beatles, Led Zeppelin, Kraftwerk, Portishead e Chemical Brothers foram seduzidos pelo equipamento criado por Zinovieff.

“A inovação estava exatamente em sua dimensão- diferentemente dos complexos modelos criados pelo americano Robert Moog, que podiam ocupar uma parede inteira, o VCS 3 era do tamanho de uma maleta”, afirma Oliveira.

Desde 1960, Zinovieff- filho de russos que fugiram para Londres durante a Revolução Russa- acreditava que o sequenciamento de computadores era o caminho para a música eletrônica. Hoje sabemos o quanto ele estava certo.

Na metade dos anos 1969, Zinovieff construiu um estúdio subterrâneo para abrigar seus equipamentos eletrônicos. O centro de tudo era um computador PDP-8, da Digital Equipment Corporation (DEC).

De acordo com o site Reverb, o PDP-8 foi o primeiro microcomputador produzido em massa nos EUA. Lançado em 1965, o aparelho tinha 8k de memória e não possuía disco rígido.

OSCILADORES NO LADO ESCURO DA LUA

“Na época, Zinovieff pagou cerca de 4000 libras pelo seu- mais do que o preço médio de uma casa na época- e foi quase certamente a primeira pessoa no Reino Unido a possuir um computador em particular”, diz o jornalista Mark Brend, do Reverb.

O inventor sempre detestou música pop, fato que o fez negar um encontro com Paul McCartney para apresentar o VCS 3 e seus osciladores. Mas como todo mundo tem que pagar suas contas, Zinovieff acabou mudando de ideia e passou a receber artistas do rock e do pop.

Para o geólogo, a banda Pink Floyd foi a que fez o melhor uso do VCS 3, no disco “The Dark Side Of The Moon”, lançado em 1973.

PRIMEIROS SAMPLES

Em 1971, Zinovieff e o compositor Harrison Birtwistle escalaram o Big Ben para gravar um sample do barulho do relógio para uma faixa que entrou no álbum “Eletric Calendar – The EMS Tapes”.

“Fui o primeiro a usar samples em um computador. Com certeza, outras pessoas já tinham gravado sons aleatórios antes, mas nunca tinham organizado-os em uma máquina a fim de criar músicas a partir disso”, conta o criador do VCS 3 ao Globo.

Matérias Relacionadas

Kendrick Lamar lança clipe de “These Walls”

Carlim
9 anos ago

A Gente de São Paulo: 3 experiências sonoras com contos de Mário de Andrade

Carlim
3 anos ago

Um retrato da amplitude da Música Preta Baiana nos anos 80, antes da Axé Music – Artigo

Danilo
11 meses ago
Sair da versão mobile