Oganpazan
Destaque, Discos, Música, Notícias, On The Rocks, Resenha

Sem filtros: a Malgrada como ela é.

Malgrada – Warm Up Big Bands/Soterorock Sessions 5: um registro da sonoridade da Malgrada em toda sua potência original!

Shows são complicados. Pra que o fluxo da apresentação transcorra de modo a o cativar público e estimular a própria banda, faz-se necessário entrosamento entre os membros da banda e domínio sobre as músicas que compõem o set do show. Só assim é possível criar uma ligação orgânica com o público e gerar uma atmosfera que envolva os membros da banda, para que se sintam a vontade e consigam dar tudo de si em cima do palco. Quando estas exigências são satisfeitas, até os erros e vacilos ocorridos ao longo da apresentação se transformam em elementos componentes daquela performance.

Nessas condições, fazer um registro ao vivo se apresenta como uma excelente maneira de mostrar a alma de uma banda. Ainda mais se o formato escolhido para fazer esse registro for o bootleg. Isso porque se trata de um formato que presa por não alterar a gravação feita, pelo contrário, visa preservar sua originalidade. Ouvir um álbum em bootleg é quase como estar presente ao show. 

O projeto dos selos SoteroRec e OCADISCOS de lançar uma sériede registros em formato bootleg de performances ao vivo de bandas soteropolitanas vem oferecer à cena independente baiana mais esse elemento enriquecedor. Em janeiro lançaram o primeiro volume da série, o Game Over Riverside Live. Na quarta feira de cinzas, veio a público o segundo volume, o bootleg Malgrada – Warm Up Big Bands/Soterorock Sessions 5.  

A Malgrada é um power trio de forte inspiração grunge vidrada em intensidade na execução das músicas cuja conseqüência é uma sonoridade vertiginosa. O primeiro trampo dos caras é o EP All Chaos Are Inside, lançado em 2018. Neste registro podemos conhecer o som da banda feito através de processo de gravação e produção em estúdio. Temos no EP uma sonoridade limpa, resultado de procedimentos de criação e produção que mostram o trabalho da banda em criar de modo cuidadoso o conceito estabelecido para aquele trabalho. Prova de que dominam esse ambiente controlado e conseguem extrair de si mesmos toda sua capacidade de criar uma sonoridade extremamente rica em detalhes e intensidade. 

Já em Malgrada – Warm Up Big Bands/Soterorock Sessions 5 vemos o power trio enfrentando o desafio de criar uma sonoridade em condições mais livres, sem recursos de estúdio, sem tempo hábil para moldar o som de acordo com suas aspirações. Aqui estamos diante da Malgrada em todo seu furor elétrico, vibrante, fazendo muito barulho de modo selvagem, sem contudo, deixar de ter controle da situação. A banda segue seus instintos e estes a guia através de picos de intensidade e muita agitação.

O registro, feito na Bardos Bardos no dia 07 de setembro de 2019, traz na íntegra a apresentação da Malgrada no evento que dá título ao álbum. Fazem parte do setlist dessa apresentação onze músicas, das quais onze são originais, outra um cover de She do Green Day. Vale ressaltar que as quatro faixas componentes de All Chaos Are Inside (2018) fazem parte dessa apresentação junto com outras faixas ainda não gravadas em álbum de estúdio. A capa tem arte de João Marques e Vanessa Mazzafera.

Os Malgrada são:

João Marques (vocal/guitarra), Breno Pires (bateria) e Marcus Azevedo (baixo/backing vocals)

 

Matérias Relacionadas

Loud Hailer – 2016

Carlim
8 anos ago

Na cola da Jam metafísica do Samsara Blues Experiment

admin
8 anos ago

Cantoras e compositoras japonesas em 1977

Danilo
6 anos ago
Sair da versão mobile