A Scratch School reabriu os trabalhos em 2017 com muita força num evento transmitido ao vivo, cheia de arte, amizade e promete seguir forte!
Por Simone Almeida
A Scratch School já existe há cinco anos, projeto iniciado quando o DJ Jarrão/Jarron – um dos maiores DJs de hip hop da cena, diga-se de passagem – começou a dar aulas gratuitas de discotecagem numa escola em seu bairro, Coutos. Da primeira turma saíram os DJs Berlota (Saca Só) e a pioneira Nai Sena.
Na última sexta, 21 de abril, a escola promoveu um evento para estabelecer uma troca de ideias e experiências entre DJs, fossem eles novatos ou veteranos. Segundo o professor, o intuito do encontro é visibilizar e mostrar o valor do trabalho do DJ, seja tocando com um grupo ou solo, além de resgatar a cultura do toca-discos e do insubstituível vinil, e lembrar que o profissional das pick-ups também deve estar nos holofotes.
O evento foi transmitido ao vivo na página da escola no Facebook durante a tarde e a noite do feriado de Tiradentes, sob o nome de Scratch School Live. Tendo dois pares de toca-discos disponíveis para riscar, uma ordem de sets em dupla foi feita através de sorteio ao vivo, 15 minutos cronometrados para cada set, cada DJ com seu estilo próprio. Sem medo de errar. Ao final, improvisou-se uma pequena batalha de scratches entre os participantes.
A II Scratch School Live já está certa de acontecer e dessa vez visitará a Freedom Soul, loja de discos situada na cidade baixa, com a boa notícia de que será aberta ao público, e quem não puder comparecer poderá acompanhar por transmissão ao vivo, como aconteceu na I edição.
Os DJs presentes na I Scratch School Live: Fael, Jarron, Tau, Eder X, Babi, Telefunksoul, Berlota, Índio, Lobu, Duende, Leandro, Genoma, Gug, K’beça, Pureza e Simoneca.
Acompanhe abaixo mais algumas amostras da excelente cobertura fotográfica da querida Tamires Allmeida: