Oganpazan
Destaque meio, Música, Notícias, Notícias, Rap Nordeste

Sarau Fábrica de Rimas promove a cultura hip hop em Vilamar!

Sarau Fábrica de Rimas promove a cultura hip hop no bairro de Vilamar, periferia da capital baiana com muita força de vontade e amor comunal

 

 

Dança, poesia e grafite são algumas das manifestações artísticas presentes na quinta edição do Sarau Fábrica de Rimas, que aconteceu no último sábado (24), na praça do Vilamar, na região da Estrada Velha do Aeroporto, na periferia de Salvador. Com 10 horas de programação voltada para a cultura do hip-hop, o evento superou as expectativas de visitantes, segundo o fundador do Coletivo Fábrica de Rimas, Well Santiago.

“Uma pequena estrutura foi montada para atender 150 pessoas, mas ultrapassamos a nossa estimativa atendendo entre 300 e 400 manos e mina que fortaleceram a cena deste movimento na quebrada”, destaca Santiago. “A edição 2018 será lembrada com muito louvor por toda a equipe de produção do evento, estamos mais que satisfeitos e já ansiosos para os próximos desafios”, finaliza.

Para a poetisa Marina Lima, o sarau serviu para compreender as potências criativas existentes nas comunidades. “Cada poesia, música, dança, grafite faz parte de uma história ancestral que é negada cotidianamente para nós”, analisa. “As pessoas negras estão produzindo, construindo sua própria história e não precisamos de intermediários”, complementa Marina. Já o poeta Valdeck Almeida de Jesus ressalta a troca de experiências entre os artistas. “Importantíssimo para despertar, sensibilizar o senso estético e artístico, incentivar os talentos já existentes e criar oportunidades para intercâmbio e, ainda, aumento da autoestima dos artistas envolvidos e dos moradores do bairro”, comenta.

Feira de saúde

A feira de saúde, que foi uma novidade desta edição, recebeu os projetos Pipoca da Prevenção e Viva Melhor Sabendo Jovem Salvador, do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia. De acordo com o Gapa Bahia, 57 testes de HIV foram realizados durante a intervenção, além de distribuir camisinhas e lubrificantes para cerca de 150 pessoas da comunidade. O público também recebeu orientações sobre saúde sexual, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV e como fazer o uso da camisinha.

A Fábrica de Rimas foi criada pelos artistas Welber Santiago e Josemar Oliveira, em 2013, com o intuito de fomentar, incentivar e empoderar a juventude negra, através da cultura hip hop, além de descentralizar as atuações e mobilizações artísticas da cidade. As intervenções acontecem uma vez por ano e não contam com qualquer apoio ou incentivo financeiro. Neste ano, a mobilização teve como tema “Hip hop na quebrada, onde tudo começou”.

Matérias Relacionadas

Afro Surf e o Hip-Hop no Brasil: Rua e Praia, tradições apagadas e uma história a se construir!

Danilo
2 anos ago

Anjo Gabriel e o retorno triunfal da Psicodelia Progressiva Pernambucana

Guilherme Espir
5 anos ago

The Honkers e Hao fazem o Pelô tremer neste sábado

Carlim
9 anos ago
Sair da versão mobile