Saca Só em primeiro single do disco TMC, chega no clima de homenagem e de união após a baixa de uma das figuras mais admiradas dessa Familia
O Saca Só é um dos grupos mais autênticos do rap baiano, tendo lançado Se Eles Não Faz… Nós Faz(2013), um forte disco de estreia responsável por verdadeiros hinos locais como a faixa homônima e Bola de Neve. Formado por Big Smokeman, Gurih, Junk e Dj Berlota essa família também soltou na pista em 2016 um projeto paralelo. Uma banca que representa uma parte importante da estética adotada e as ouras vertentes da firma: Estilo Solto, trampo sobre o qual escrevemos aqui. Além de vários clipes e participações!
Os manos seguem em sua linha de produzir um rap de raiz, baseado na Golden Era do rap brasileiro dos anos 90, o que não significa que os manos estejam parados no tempo. E a grande prova disso é a triste porém forte adequação de suas músicas com a realidade que nos cerca. O hip hop em Salvador teve duas perdas imensas que afetaram muito a cena como um todo, mas que calaram fundo na família Saca Só. A verdade da militância são as ações, e infelizmente a poética, a música rap encontra seu espelho verdadeiro em nossa realidade.
Cydrak Vive!
Durante o carnaval de Salvador o rapper do grupo CDois Cydrak foi brutalmente assassinado, vitima da guerra de facções que segue vitimando jovens negros em nossas periferias. O maninho que seguia que sua vida em ritmo de muito trabalho e poesia, teve sua jovem vida ceifada, deixando mulher e o posto de pai do qual se orgulhava de logo mais ocupar.
“Quebrada contra quebrada, mais corpos menos vidas.” Assim se encerra a faixa Los Muertos, lançamento feito 5 dias atrás e catalisado por essa perda. Música que versa sobre esse inferno em que vivemos em nossas periferias, exprimidos entre a violência racista do estado e a guerra das facções que são outro fruto de uma politica de guerra às drogas. Estratagema feito pra melhor justificar o genocídio do povo preto.
Uma Família Que Perde Mas Segue Resistindo – OBZO Vive!
A menos de 15 dias foi a vez de OBZO, outra perda imensa de mais um integrante não só da familia Saca Só, como do Coletivo Roupa Suja e um dos nomes mais respeitados na pixação de Salvador. Um escriba das ruas, que marcou a cidade inteirinha nos locais mais insanos com seu letrado. Um combatente que se foi no mais pleno exercício de uma de suas vocações.
Poeta de rua e pixador, sempre presente nos eventos, OBZO marcar presença no clipe de Família que os manos do Saca Só soltam agora como seu primeiro single, do já anunciado disco TMC (Toma Conta). E pensamos que esse exercício musical se faz extremamente relevante, mais do que nunca, por se demonstrar tão próximo e necessário. Muitas vezes jargões e gírias gerados espontaneamente e com um forte carga de significado, aos poucos vai sendo esvaziado pelo uso cotidiano até se transformarem em meros palavras de ordem, vazias.
O rap como música que utiliza a linguagem das ruas, deve e é também reflexão sobre essa mesma linguagem. A usa, a absorve criativamente e deve meditar também sobre suas aplicações, e nesse sentido Família do grupo Saca Só reforça na prática e em seu paralelo – desta vez – triste com os recentes acontecimentos reais.
O clipe que conta com a direção de Camila Mota e João Vieira, inicia e termina com o registro bonito da participação de OBZO. Versando a partir da ideia do titulo da canção, Gurih clama por união entre a família, a necessidade de estarmos atentos aos perigos, a luta coletiva para melhora das nossas condições de vida. Mas sobretudo, e talvez a força maior da música assim como do trabalho do Saca Só, o seguinte verso:
“Embora as noticias não sejam boas, Periferia é Foda nunca se entrega“
Dividindo a música com Gurih temos um dos nomes mais fortes da cena atual: Vandal, em barras matadoras, onde critica a falsidade dos mc’s de brinquedo, a pedofilia e onde exalta a potência dessa família. Com seu estilo inconfundível complementando com excelência o fechamento com a Família UGangue.
Resta-nos curar essas recentes feridas com arte, tal qual Cydrak e OBZO faziam e esperar pra logo menos o disco Toma Conta(TMC) do Saca Só. O disco que já esta pronto e que é mais uma prova irrepreensível da força e da resistência desses originais filhos do gueto.
Assistam essa pedrada:
Imagens: Camila Mota e João Vieira
Edição e montagem: Estilo Solto
Produção: Camila Mota
Realização: Estilo Solto