Os ecos dos lamentáveis eventos ocorridos em Ferguson e em Nova York, que elevaram a tensão racial nos EUA no ano passado, ainda são sentidos com toda a força em parte da produção musical estadunidense.
As frequentes ações criminosas e racistas da polícia de lá tornaram-se alvo de inúmeros protestos que colocaram em evidência a enorme disparidade de tratamento oferecida pelo estado à população negra daquele país. Não demorou muito para que palavras de ordem, símbolos dos atuais levantes, como “Black Lives Matter” e “I Can’t Breathe” fossem adotadas por estrelas do cinema, do esporte e da música com o intuito de aumentar a visibilidade para esse problema.
Hoje muitos artistas ainda mostram que não estão dispostos a esquecer esses acontecimentos tão cedo. Uma prova clara disso é o novo clipe do Run The Jewels Close Your Eyes (And Count To F**k). A faixa pertence ao ótimo disco Run the Jewels 2 e tem participação de ninguém menos que Zack de la Rocha, ex-vocalista do Rage Against the Machine.
Dirigido por A.G. Rojas, o clipe mostra uma treta que parece não ter fim entre um policial branco, interpretado por Shea Whigham (Boardwalk Empire), e um homem negro (Keith Stanfield). O clima tenso da música combinado às imagens dos dois homens se digladiando de maneira irracional é de tirar o fôlego.