Lá vamos nós mais uma vez. Parece notícia repetida mas não é: o Run The Jewels lança novo clipe que coloca o dedo na ferida do racismo estadunidense. Na verdade não é exatamente um vídeo clipe e sim o que vem sendo chamado de lyric-video, ou seja, um vídeo que mostra a letra da canção.
Early é mais uma música do disco Run The Jewels 2 que não se utiliza de meias palavras ao abordar temas de conteúdo social e político. Um dos raps mais pesados do álbum, a faixa trata da brutalidade do tratamento policial aos negros nos Estados Unidos, fala do medo que essas pessoas sentem de não voltarem para sua família por conta de uma abordagem policial que termine de maneira trágica.
Killer Mike e El-P são dois dos artistas norte americanos mais engajados na luta contra o racismo que parte da sociedade dos EUA insiste em continuar negando. O trabalho dos caras frente ao Run The Jewels não deixa pedra sobre pedra no que se refere a esse assunto e vem ganhando cada vez mais visibilidade dentro e fora da terra do tio Sam. É o hip-hop em toda a sua essência contestadora e sem receio de mostrar uma sólida consciência política.
O lyric-video conta com uma impactante animação num estilo minimalista que lembra muito a arte de Frank Miller em Sin City. O contraste entre o preto e o branco só é quebrado pelo vermelho sangue com o qual a letra da música e outros detalhes importantes são mostrados. Dá só uma olhada: