Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Lançamentos do Rap Nordeste, Música, Notícias, Notícias, Rap Nordeste

Ravi Lobo faz aniversário e presenteia o Hip-Hop baiano com uma Live Session!

Ravi Lobo

O MC baiano Ravi Lobo completa 35 anos hoje e soltou no seu canal a Live Session Shakespeare do Gueto, presente para o Hip-Hop!

 

A atuação de Ravi Lobo no Hip-Hop baiano vai certamente muito além de cantar rap. Seja com o seu grupo Rap Nova Era, seja agora em sua carreira solo, suas ações, o seu pensamento e a sua arte sempre estão vinculados à cultura Hip-Hop. Em tempos onde cada vez mais o rap é diluído de sua essência, onde novos sub-gêneros da música, produções audiovisuais caminham para se transformar em meros produtos para a indústria cultural, a Live Session Shakespeare do Gueto, reafirma o compromisso do artista!

Completando 35 anos de vida nesta quinta-feira 11 de maio de 2023, Ravi Lobo presenteou os seus fãs com uma Live Session gravada no Museu de Arte Moderna da Bahia, onde apresentou algumas das faixas presentes no seu EP de estreia. Após 3 discos com o grupo Rap Nova Era, Ravi soltou a sua estreia solo com o disco Shakespeare do Gueto lançado no ano passado, trabalhando dentro da estética sonora do Drill. Das 7 músicas presentes no disco, 4 delas já receberam excelentes audiovisuais, inclusive com o clipe da faixa título ganhando prêmio em festival.

Com músicas que nos últimos meses após o lançamento de sua estreia solo foram apresentadas em diversos shows pela capital e pelo interior do estado, e sempre cantadas em uníssono pelo público presente, a live session Shakespeare do Gueto é mais um marco para um dos grandes artistas independentes do rap baiano. Ravi Lobo que nos últimos anos, em contexto pandêmico produziu duas lives marcantes para o cenário local, com a família Ugangue e com o seu grupo Rap Nova Era. 

Desta vez, Rodrigo Chagas foi o videomaker responsável pela filmagem em ritmo de plano sequência, onde Ravi Lobo é captado inicialmente adentrando o espaço do MAM e ali começa a apresentar o seu repertório. Idealizador de lives sessions sempre com uma estética muito própria, propondo cenários diferentes do comum, ou transformando outros que seriam comuns em um ambiente próprio às características dos artistas, Rodrigo Chagas vem se destacando. 

Isso pode ser notado nesta live session recém lançada de Shakespeare do Gueto, onde o artista parte do cenário interno do MAM e em um único plano sequência capta Ravi através de planos intensos, até o final onde focaliza o artista em planos abertos com a favela da Gamboa de fundo. O mesmo processo inventivo da imagem esta presente no trabalho de Rodrigo Chagas com Galf AC, com quem deu start neste seu projeto com as duas live sessions Maré de Março. Aqui junto ao MC Galf AC e ao DJ, produtor e beatmaker Tiago Simões filmando em um apartamento, se tratou sobretudo de criar um clima que representasse visualmente os dois momentos: “Maré de Março e Ressaca”. 

As gravações ocorreram no contexto da residência artística do M.U.S.A.S., importante movimento cultural e coletivo de grafite que atua por toda cidade de Salvador. As obras que são focalizadas na Live Session em um dos ambientes filmados, são fruto do trabalho de outro importante coletivo de grafiteiras e pixadoras da cidade, o Pixa Mina, convidadas pelos residentes. É todo esse trabalho coletivos e esses diversos atores e atrizes que transpiram no vídeo ao som e às imagens de Ravi Lobo e DJ Kbça. 

“Quem bate esquece, quem apanha lembra”

Atualmente, Salvador é a capital nacional do desemprego, a Bahia possui a polícia que mais mata negros no país, sofrendo uma política constante de guerra racial. Iniciativas como essas acima abrem um breve momento de respiro, em quem vive nesta cidade túmulo. Em sua própria trajetória, Ravi Lobo hoje  completando aniversário, é um sobrevivente e nos deixa feliz comemorar essa data, obviamente desejando-lhes os parabéns, como homem, como pai, como artista, mas também observando a força coletiva da qual a sua arte não abre mão. 

A cultura Hip-Hop se faz assim, com talento, com trabalho coletivo, com iniciativas como a de Rodrigo Chagas em filmar e visibilizar artistas fundamentais do cenário, com mulheres e homens dividindo espaço e produzindo cores e formas que encantam nosso dia a dia, nessa cidade em meio a dor. É muito bom estar vivo e observar como uma vida pode ser transformada pela cultura Hip-Hop, Viva Ravi Lobo, Viva o Hip-Hop baiano!

Assita a live session: 

-Ravi Lobo faz aniversário e presenteia o Hip-Hop baiano com uma Live Session!

Por Danilo Cruz 

Matérias Relacionadas

Ogi e o pesadelo cômico de “Hahaha”

Bruno Sampaio
9 anos ago

Pedro Volta, a constante renovação da música brasileira

Carlim
3 anos ago

Antiporcos, Contra o Genocídio do Povo Negro (2018)

Carlim
6 anos ago
Sair da versão mobile