Mulheres Punks, single lançado pelas Ratas Rabiosas no dia 12 de abril, integrará o primeiro álbum da banda intitulado Sonidos de Combate!
Ouvi as Ratas Rabiosas pela primeira vez em janeiro de 2016. Elas tem essa demo composta por quatro faixas no perfil da banda no soundcloud, cara, que porrada!! Imediatamente cativado pela sonoridade direta e crua da banda, tratei de conhecê-la melhor. Assisti alguns vídeos de apresentações das minas lá por Sampa e novamente veio o punch sonoro nos meus ouvidos, acompanhado pela visão eruptiva da performance da banda ao vivo. Ainda sobre o calor febril da audição da demo, lancei-me à escrever uma pequena matéria sobre as Ratas. Confira aqui.
Furiosas no som, na mensagem, no visual, em gestos e comportamentos, as Ratas seguem causando fortes tremores nos submundos da música. Engajadas na causa feminista, usam sua música para expor a opressão machista e mostrar que há combate, feito através de uma artilharia da pesada. Mulheres Punks Existem mostra isso ao afirmar a presença marcante das mulheres na linha de frente do movimento punk.
Para todo lado que você olhar
Não importa a opressão
Estaremos a pogar
Agitando unidas o som
Essa música em particular aponta para a presença marcante e atuante das mulheres no cenário underground, seja no palco, seja na pista. Na pista pongam, divertindo-se ao modo punk sob efeito do som frenético vindo do palco. No palco usam a música para quebrar as correntes da opressão, principalmente aquelas forjadas pelo machismo, que tenta enquadrar o gênero feminino numa bolha de cristal climatizada de doçura e subserviência. Àqueles, ainda apegados a esse estereótipo machista que rotula as mulheres, as Ratas Rabiosas bradam ema algo e bom som:
MULHERES PUNX EXISTEM
MULHERES PUNX RESISTEM
Aos infames, desesperados por terem seus privilégios, garantidos pelo falo entre suas pernas, questionados e aos poucos perdidos, graças ao empoderamento feminino e à forte luta empreendida por mulheres através do engajamento feminista, saibam que o fim das regalias está cada vez mais próximo.
Buscamos autonomia
E liberdade no dia a dia
Viemos para quebrar as regras
Não é isso o que interessa?
Empoderadas e criativas
Ninguém manda na nossa vida
Empoderadas e criativas
Ninguém manda na nossa vida
Mulheres Punks revela o que Sonidos de Combate!, primeiro álbum das Ratas Rabiosas, guarda consigo. Criado e produzido em meio à constante luta contra as adversidades, próprias de quem vive o underground, este álbum certamente traz em cada nota, em cada palavra as cicatrizes, suor e paixão exigidos das Ratas Rabiosas para sua conclusão. Certamente no dia 12 de maio, quando todas as músicas de Sonidos de Combate! forem executadas pela primeira vez, o underground brasileiro será agraciado com outro pilar de sustentação.
As Ratas Rabiosas são:
Angelita: Baixo/Voz
Amanda: Guitarra/Voz
Lary: Bateria / Voz
Confira todas as informações que você precisa saber sobre o lançamento oficial do novo álbum das Ratas Rabiosas: