Oganpazan
Destaque, Lançamentos, Música, Notícias

Rap Nova Era lança Vai Cair(2018) Terceiro single rumo a Renovação!

Rap Nova Era lança Vai Cair(2018) Terceiro single rumo a Renovação, segundo disco que virá, pelo visto muito pesado e cheio de participações!

 

O grupo baiano Rap Nova Era, começou a correria para o lançamento do seu segundo disco Renovação (2018) ainda no final do ano passado, com o single TRETA feat Dark Mc. Três anos após o excelente Brutality (2015) e oito depois da sua estreia com a mixtape Nem Tente Contar Com A Sorte (2010-2011).

Mantendo-se na linha que os fizeram um dos grupos mais destacados da forte cena baiana, os manos Moreno, Ravi e DJ Kbça convidaram outro cabeça cara do rap BA para chegarem pesados. Dark Mc é um dos rappers que vem alcançando destaque regional e nacional e que segue a mesma linha ideológica do Rap Nova Era. O single de TRETA (2017), abriu os trabalhos dando ideias retas, com um clipe super bem produzido, com o Ícaro Luan sendo já o responsável pelo excelente áudio visual.

Essa reafirmação da luta poética em busca da justiça e igualdade social ganhou um segundo capítulo com o lançamento do segundo clipe da faixa Terror e Verdade no começo do ano. No single, podemos perceber um pouco de como o trabalho desse grupo baiano alcançou com sua verdade e com sua força, a cidade de São Paulo. 

Contando com participações especiais de nomes destacados do Capão Redondo em SP como Big da Godoy, Jr. RDG e do também paulista Nocivo Shomon, a faixa antecipa um pouco do que podemos esperar do disco Renovação (2018). O aguardado álbum que tem previsão para chegar agora no segundo semestre, contará com diversas participações, de nomes de peso do rap nacional.

A lista é longa e além dos nomes acima citados já presentes nos singles, o disco contará com participações de: Yzalu, DBS, Lord ADL , Vandal, Correira, Galf A.C., Dum Dum (Facção Central), DaGanjaGodines e Felp (Cacife Clandestino). Pelo naipe dos convidados e conhecendo a força do Rap Nova Era, dá pra se ter uma ideia do que Renovação (2018) trará para cena. Muito terror e verdade, poesia de resgate e de acordo com Ravi com quem conversamos sobre o disco, teremos a primeira love song dos manos, com a faixa Love in Crime. 

O terceiro capítulo no rumo de Renovação (2018) saiu no último sábado com o lançamento do clipe da faixa “Vai Cair” que contou novamente com a direção certeira de Ícaro Luan que respondeu também pelo áudio visual da faixa “Na Madruga” recentemente lançada. Um fechamento que tem dado bem certo, e que aos poucos vai criando uma identidade áudio visual entre Ícaro e o Nova Era.

Nesse novo single, o que temos apresentado pelo videomaker e pelo grupo baiano é mais uma peça muito bem acaba, onde som e imagens interagem de modo orgânico para fazer passar uma mensagem inclusiva, diversificada mas mesmo assim combativa e reta. O clipe trabalha muito bem as diferenças sociais presentes em nossa cidade de modo a colocar os artistas em “lugares” característicos. Na mesma medida, em que alia o discurso de progresso social à critica daquilo que pretende destruir o crescimento do outro.  

Captando os manos, entre varandas de uma das famosas torres de luxo presentes em nossa cidade mostra que os mesmos não esquecem suas origens e são filmados também pelos becos e vielas de nossas favelas. Tranquilidade e naturalidade ao passear entre a area nobre e periferica de Salcity, consciência afiada e memória de onde vieram. Algo muito bem ilustrado quando DjKbça é pego com um “vitrolinha” veia riscando em cima da cama de uma casa humilde para em seguida estar na varanda com suas pickups. Mostrando-nos assim a possibilidade de progresso financeiro e material através da arte, sem que com isso se esqueça as mensagens fortes e combativas. 

A camera captura a banca, os amigos, seja degustando um do bom, seja em apartamentos de luxo, mas também nas favelas da city, vemos grandes nomes da cena local e nacional como Dj Gug, DaGanja e Dj Berlota (Saca Só) pra ficarmos apenas em três exemplos. 

Todo esse movimento culmina com um final bastante significativo, com um menor subindo com tranquilidade da frente de uma casa para a laje. Algo que poderia passar despercebido por muitos é aqui um excelente exemplo de como Ícaro Luan mandou muito bem, ao filmar a cena utilizando no enquadramento o contra-plongée. Essa técnica utilizada pelo diretor do clipe, demonstra com bastante apuro técnico a superioridade do objeto filmado, nesse caso uma criança negra e sua malandragem dentro de uma ação que poderia parecer perigosa, viver de rap também não é fácil.  

De algum modo, é uma excelente analogia visual, para a caminhada do próprio grupo Rap Nova Era, assim como dos artistas presentes no clipe. Algo que reafirma o compromisso do grupo não apenas com o seu progresso individual, mas sobretudo com o povo pelo qual canta. 

Assista:

Matérias Relacionadas

Original Camacã e a luta ancestral contra a Babilônia

Carlim
3 anos ago

Depois de curta, Vento se faz Ep

Carlim
4 anos ago

Os experimentos de Omar Rodriguez Lopez e John Frusciante

Guilherme Espir
4 anos ago
Sair da versão mobile