Ramones e Agnostic Front, duas das bandas mais importantes do Punk / Hardcore, retratadas em dois excelentes documentários
Forest Hills é um bairro localizado no Queens, em Nova York. Já o Lower East Side, bairro tradicionalmente de imigrantes, fica localizado em Manhattan. A distância entre um bairro e outro é cerca de 39 minutos de metrô, mas além da gentrificação promovida pelas políticas de Rudolph Giuliani, ex prefeito de Nova York, qual ligação existe entre esses dois bairros?
Na década de 70 Forest Hills, bairro de classe média branca, passava por um processo de popularização. O prefeito da época tinha projeto de construção de prédios de moradias públicas, o que foi motivo de revolta dos moradores na época. Ou seja, o típico morador de Forest Hills era bem soberbo. Em sentido total a isso, 04 jovens percebiam que não se encaixavam entre os demais jovens daquela localidade e convenhamos, estranho só se mistura com estranho. E assim Joey, Jhonny, Dee Dee e Tommy formaram o The Ramones.
Os Ramones surgiram em 74, em um contexto de completa chatice musical. Os anos 70 estava repleto de virtuosismo e músicas com mais 04 minutos, o que é um saco. Contra tudo isso, os caras desenvolveram um estilo único, que para época soava como uma verdadeira afronta. Barulhento, distorcido e rápido…muito rápido. E isso se tornaria o gênero mundialmente conhecido como Punk.
A história dos Ramones é bem controversa e repleta de dramas pessoais. Vocês podem conferir um pouco disso no documentário End of the century: The story of the ramones, que encontra-se disponível no Globoplay, ou para os menos afortunados, ou piratas em geral nos indexadores de torrent.
No documentário podemos ver o Ramones por dentro, através das falas de entrevistas de todos os integrantes, bem como de pessoas que circundaram a banda por todos os anos que se mantiveram ativos. Inclusive, temas densos como a relação entre Joey e Jhonny são tratados no filme.
Um ponto interessante no doc. é ver o quanto The Ramones sempre foram a personificação do punk. A banda nunca foi sucesso de vendas em discos, usaram a mesma roupa por toda carreira, não tiveram o devido reconhecimento da indústria musical, mas influenciaram diversas gerações futuras, à medida que todos que viam a banda começaram a pensar: “Esses caras são simples e estão com uma banda em turnê, eu também posso fazer isso!”
Porém, mesmo sendo uma banda influente mundialmente, os Ramones tinham uma sensação estranha. Eram endeusados na Europa e na América Latina, mas ao voltar para Nova York permaneciam tocando em bares menores, tal como o CBGB’s, onde iniciaram sua carreira.
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A sensação que é passada é que Nova York era uma cidade abandonada, e isso impactava diretamente na arte e cultura. Ninguém parecia se importar muito com isso, a cidade era fétida e violenta.
Como dito em linhas anteriores, as cidades onde o Ramones excursionavam deixava um rastro de bandas. Assim foi com as bandas embrionárias do hardcore: Blag Flag (1976), Dead Kennedys (1978), Bad Brains (1977) e Teen Idles (1979).
O hardcore é o primo sujo do punk. Se o punk já incomodava o mercado fonográfico, o hardcore não apenas incomodava, como cuspia na cara do sistema e dava um soco no nariz. Essa é a essência do hardcore, mais rápido e mais agressivo que o punk.
Venhamos e convenhamos, por mais que Los Angeles fosse sinistra, como já foi mencionado Nova York era um verdadeiro zoológico, dominando pela selvageria e sujeira, é o ambiente mais propício para o hardcore. E dessa forma, dois amigos resolveram montar uma banda que é referência nesse gênero, o Agnostic Front.
Formada em 1980, do encontro dos amigos Vinnie Stigma e Roger Miret, o Agnostic Front é verdadeiramente uma instituição do hardcore. Eles não apenas formaram uma banda, eles agruparam uma legião de delinquentes em sua gang do Lower East Side, que além de defender o território, formavam também suas bandas. Dessa forma, surgia ali não apenas uma cena hardcore, mas um estilo próprio mundialmente conhecido como o NYHC.
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Para que se possa ter uma ideia, depois do Agnostic Front em 80′ surgiram: Cro-Mags (1981), Warzone (1982), Murphy’s Law (1983), Sick of it All (1984), Biohazard (1988) e Madball (1988), que conta com Freddy Madball, irmão do Roger Miret, no vocal.
O que surgiu ali, a poucos minutos de Forest Hills, era a evolução da espécie. Da crueza do punk dos Ramones, surgia a dureza do hardcore nova-iorquino, que tinha como lar o CBGB’s, que ainda abraçava todos os tipos estranhos da cidade.
Todavia, há de se destacar que ao falar de NYHC jamais estaremos falando de um estilo musical, é sobre pertencimento, sobre unidade, defender os seus. E o documentário The Godfathers of Hardcore, também disponível no Globoplay (infelizmente somente lá) fala justamente sobre isso. É um documentário sobre uma linda relação de décadas entre dois amigos, Roger Miret e Vinnie Stigma, e como essa amizade impactou na vida de milhares de pessoas.
No documentário também é possível ver o quanto Lower East Side foi gentrificado, como a idade impacta, ou não, na vida das pessoas envolvidas na cena hardcore e os dramas pessoais de pessoas que tiveram uma vida dura, mas que com a ajuda da cena hardcore se mantiveram firmes e vivas. A estética do documentário é de muito bom gosto e o único problema dele é que tem um fim.
Então se você quer entender um pouco sobre a história do punk, a história do hardcore precisa ver esses dois documentários de duas bandas novaiorquinas que influenciaram e influenciam o mundo.
-Ramones e Agnostic Front, de Forest Hills ao Lower East Side, do Punk ao Hardcore.
Por Dudu