Poeiracast é um podcast produzindo pelos mestres Bento Araújo, Sergio Alpendre, José Damiano e Ricardo Alpendre, onde você receberá aulas!!!
A internet é um mundo infinito de informações e conhecimentos disponíveis e ao mesmo tempo tem se configurado numa cela onde a repetição do mesmo tem se tornado a regra. Foi nesse espaço virtual que ao longo dos anos obtivemos a maior parte do acesso fundamental a informação que ao ser consumida e refletida expandimos mais e mais nosso conhecimento musical. De algum modo, o Oganpazan é o resultado dessa interação entre amigos que tiveram em suas pesquisas – e ainda tem – o estreitamento de uma amizade que se transformou em trabalho coletivo.
Lembro que alguns anos atrás o mineiro que responde por Carlim, me indicou um site onde tinham excelentes matérias sobre música além de produzirem uma revista impressa de altíssimo nível. Terminei nunca comprando nenhum exemplar e pouco tempo depois o Poeira Zine parou de vender revistas. Minha atração maior desde o inicio foram os podcast, onde estabeleci a dinâmica de escutar com o soulseek e o site Discogs, abertos. Foram centenas de dicas maravilhosas de bandas e artistas, discos raros, que obviamente vem sendo degustados com muito prazer de lá pra cá.
Eles passeiam com desenvoltura através da música do século XX, do rock francês, português, funk soul, jazz, música brasileira até o reggae. E essa é uma das melhores coisas dos podcasts, você vai ouvir sobre música, e não apenas sobre um gênero musical. Não há nenhum sinal de proselitismo ou aquele ranço de nostalgia de um tempo perdido que é facilmente encontrado nos falsos admiradores da história da música.
E estamos aqui falando de legítimos historiadores/críticos da música, além do que o Sergio Alpendre é também critico de cinema. Bento Araújo acaba de lançar um livro obrigatório a qualquer real interessado em música brasileira, Lindo Sonho Delirante (100 discos psicodélicos do Brasil 1968-1975). O lance é que ao longo de 361 edições do poeiracast os caras produziram e produzem a custo zero, pequenas peças de conhecimento em alto nível, resultado dessas 4 vidas que tem se dedicado a música, a sua divulgação. Através de uma audiência qualificada e pesquisa constante, reflexão qualificada e sobretudo a compreensão que no final das contas é o gosto quem decide, para além do bem e do mal.
Recentemente um amigo me questionava sobre como as pessoas hoje estão meio perdidas sobre boas informações, dicas e conhecimento sobre a cena musical. O fato é que hoje é tão difícil encontrar boas indicações quanto descobrir as boas bandas e artistas que atuam nas cenas por um motivo simples. Há uma crescente necessidade de se engajar na procura, na pesquisa e na fidelização com os produtores de conteúdo, seja crítico ou musical.
O Poeiracast por exemplo continua gratuito, mas hoje também conta com a ajuda dos seus “fãs” para a manutenção dessa iniciativa maravilhosa. Se você, após ouvir algumas edições e constatarem o que acima afirmamos, se interessar em contribuir, pode ajudar os caras se informando nesse link. Assim você poderá dar sua parcela de contribuição para as viagens desses caras por toda a história da música de forma a nos trazer os artefatos arqueológicos muitas vezes escondidos em lojas e estantes empoeiradas.
Vai aqui uma amostra grátis para você se decidir: