Orquesta Akokán (2018) é o disco de estreia homônimo desse projeto capitaneado pelo crooner José “Pepito” Gómez que reuniu um time responsa!!
Saiu recentemente pelo selo americano Daptone Records o primeiro trabalho da maravilhosa Orquesta Akokán, big band reunindo músicos cubanos da velha e da nova guarda. O projeto surgiu do ímpeto do cantor cubano José “Pepito” Gómez em transformar a sua memória do lendário Areito Studios de Havana em música. E foi lá que ele conseguiu em 4 dias gravar esse disco genial.
Há 10 anos o cantor desertou da ilha e hoje reside em Nova Jersey e foi com os americanos Jacob Plasse e Mike Eckroth, que ele conseguiu reunir 10 músicos cubanos para essa orquestra que conta com 16 músicos.
O disco homônimo lançado pela Orquesta Akokán é a mais linda tradução dessas reminiscências que Gomez intuitivamente quis resgatar e que brilhantemente as colocou pra fora. O disco é todo trabalhado no mambo cubano clássico, com um trabalho magnífico de arranjos e com a explosão rítmica que é característica desse estilo musical. Ecos dos mestres Tito Puente, Arsenio Rodriguez e Perez Prado nos chegam ao escutar essa deliciosa bolacha.
A mescla nesse coletivo entre músicos jovens e veteranos é outro signo bacana para percebermos o quanto a música cubana vem passando por uma excelente renovação, não perdendo em nada as suas raízes. Desde a abertura do disco é impossível não querer dançar, uma máquina de ritmos como essa que nos apresentada pela Orquesta Akokán, é um convite a soltar o corpo e se entregar a pista de dança.
Olha essa coisa linda em ritmo e conteúdo poético que é a faixa “Un Tabaco Para Elegua”, uma homenagem a ancestralidade afro-cubana e suas tradições religiosas.
O disco possui 9 faixas, de puro deleite para os admiradores da música cubana, para os iniciados e sobretudo para que os que não conhecem terem uma excelente porta de entrada para a diversidade e qualidade da música cubana.
Os destaques imediatos vão para “Mambo Rapidito”, “Otro Nível”, para a aproximação exitante de “Yo Soy Para Tí”, quase uma paquera nessa música, daquelas de nós conseguimos perceber claramente um roteiro de curta metragem. Inclusive em sua letra, a canção emula a possibilidade daquelas cantadas desbragadas, obviamente, aqui tornada uma letra de música com qualidade.
Enfim, Akokán em yorubá significa coração, e certamente, você o terá tendo que bombear bastante sangue para acompanhar o ritmo desse disco que você precisa apreciar e rápido. Não se engane, aqui abaixo está a playlist completa do disco, apesar da imagem inicial ser a mesma do link a cima para o videoclipe.