Oganpazan
Colunistas, Destaque, Entrevistas, Lançamentos, Música

Questions (SP) lança Libertatem em alto e claro português! Entrevista

A banda de hardcore Questions (SP) chega aos 20 anos de carreira com seu primeiro album em português, respondendo ao atual bizarro com luta!

Questions é uma banda de hardcore paulistana, com anos de estrada e com um nome consolidado dentro a cena hardcore mundial.

Em 2019 os caras lançaram seu primeiro álbum inteiramente em português, sendo inclusive o melhor lançamento dos caras em anos de banda.

Conversamos com os caras sobre esse lançamento e sobre diversos assuntos nessa entrevista.

Confere!

Dudu (Oganpazan): Fala galera!!! Como estão vocês? Vou mandar logo a pergunta clichê, que sei que ultimamente vocês estão respondendo bastante: Por que um disco todo em português? E qual tem sido o feedback desde o lançamento?

Questions: E ae Dudu, blzz? Tudo certo por aqui! Começamos a falar dessa ideia há alguns anos, mas a coisa começou a tomar forma depois das eleições de 2014, quando a situação política do país começou a piorar muito. Achávamos que a nossa mensagem poderia ser mais clara e direta se a gente escrevesse em português, então resolvemos fazer um som pra ver como a gente soaria. Foi um desafio mesmo, honestamente a gente achou super difícil, mas o Edu (Vocal) veio com a letra de “Lutar” e a gente curtiu o jeito que a música ficou, por isso lançamos ela como um single com lyric video em 2015. Depois disso, como a situação piorou mais ainda, com uma polarização enorme e um ambiente de muito ódio e mentiras, decidimos que tínhamos que fazer um disco inteiro em português. Assim passamos a compor as novas músicas e o resultado é o disco “Libertatem!”, com 11 inéditas e mais um cover dos Inocentes, lançado agora em agosto.

Está muito recente, mas já podemos dizer que é o nosso disco de maior repercussão. Tem uma galera enorme comentando e nos mandando mensagens de apoio, está sendo um momento muito gratificante! O show de lançamento foi no final de agosto em SP foi sensacional, com casa lotada e energia no máximo. Não vemos a hora de apresentar essa nova fase da banda em todos os cantos!

Dudu (Oganpazan): Aproveitando para pagar meu pau e dizer que esse disco pra mim é o melhor da carreira de vocês, conta ai como foi o processo de composição e produção?

Questions: Valeeuu demais! São muitos comentários assim que estão chegando até nós, por isso estamos com a sensação que esse disco vai ressoar bastante por aí.
Tirando a grande novidade da língua, o processo de composição foi o mesmo de sempre: eu (Pablo/Guitarra) e o Edu trazemos para o ensaio algum riff, ou alguma ideia de estrutura de música, aí vamos montando as bases juntos. As melodias de voz e as letras são sempre as últimas coisas que encaixamos.

Dessa vez decidimos fazer a produção com a galera do Estúdio Toth, o Fernando Uehara e o Danilo Souza. Eles são super tranquilos de trampar e nos ajudaram a chegar no som que a gente queria, além de dar uns pitacos aqui e ali. A mix ficou com outro amigo nosso, o Gabriel Zander, e a master foi feita pelo Alan Douches na gringa.
Estamos muito satisfeitos com a sonoridade do disco!

Dudu (Oganpazan): Já está rolando shows desse disco novo? Como tem sido a receptividade dele ao vivo?

Questions: Por enquanto só o show de lançamento em SP, foi uma grande festa! A galera lotou a casa e já cantou todas as músicas, haha! É impressionante como a identificação foi imediata. O disco só estava disponível para ouvir nas redes por alguns dias e a maioria das músicas a gente nunca tinha tocado ao vivo, mesmo assim nem parecia que era um show novo, ficamos totalmente à vontade. Foi muito emocionante pra nós, estamos ansiosos pelos próximos!

Dudu (Oganpazan): O disco teve participações, quais foram essas participações e como rolaram os convites?

Questions: Sempre que possível gostamos de contar com a participação de amigos ou pessoas que a gente admira nos nossos discos, dessa vez não foi diferente. Chamamos o Gabriel Zander (Zander) para cantar alguns versos de “Exclusão”, faixa que o Thiago DJ , da 89FM aqui de SP, tá chamando de “melódico podrera”, haha. A gente conhece ele há anos e o contato ficou mais próximo quando rolou uma tour junto com o Zander e o Boom Boom Kid recentemente, aí foi natural chamá-lo pra cantar no disco, ainda mais que ele já tava mixando.
Tem também o Carl Schwartz do First Blood, ele canta em “Ilegal”. É uma faixa que fala sobre imigrantes, sobre recomeçar a vida em outra parte do mundo. O próprio Carl é um norte americano de origem filipina que mora na Europa, uma história de vida que tem tudo a ver com a letra, que é a única que tem partes em inglês.
O Helinho conheceu o Carl há alguns anos e ele é sem dúvida um dos caras mais legais que a gente já trombou nos rolês por aí. Em 2015 fizemos vários shows na Europa com o First Blood e ele nos ajudou muito. Assim, quando fizemos o convite ele se empolgou na hora e mandou bem demais nos vocais.
Além disso, incluímos um poema do Ariel Invasor (Invasores de Cérebro/Restos de Nada) na música “Veteranos”, e a letra também é dele. É uma honra ter um ícone do punk nacional participando de um disco nosso!

Dudu (Oganpazan): Vocês lançaram o disco por qual selo? E por que?

Questions: Temos uma longa parceria com a 78Life e também com a HBB, os dois selos responsáveis pelos nossos últimos lançamentos, mas dessa vez a gente decidiu lançar o disco nós mesmos, e por isso criamos o selo Resista! Records.
Foi uma decisão mais para ter o controle de todos os detalhes na nossa mão e fazer as coisas no nosso tempo. O CD saiu exatamente como a gente queria e a primeira prensagem já está se esgotando.
Estamos muito felizes também porque, apesar da mudança para o português, 03 selos da Alemanha (Toanol, Underdogs e Mustard Mustache) se interessaram em lançar o disco lá em CD, K7 e vinil. 

Dudu (Oganpazan): O material gráfico foi todo do Edu (vocal)?

Questions: Sim, o Edu faz todas as artes e eu (Pablo) sou o photoshopeiro, hah! Ajudo a diagramar as paradas e toquei o projeto do CD junto com a gráfica.

Dudu (Oganpazan): Voltando um pouco no tempo, além do Questions quais outras bandas vocês já tocaram?

Questions: O Questions completa 20 anos no ano que vem, então tem que voltar bastante mesmo, hah! Eu (Pablo), o Duzinho (bateria) e o Edu somos amigos de bairro, crescemos ouvindo som e indo em shows juntos, e tivemos uma banda quando a gente era moleque, o More Beer. Era uma parada totalmente despretensiosa, que se juntou a princípio para tentar tocar Sepultura e RxDxPx nos festivais de colégio. Já o Helinho (Baixo), que é um pouquinho mais novo, mas é amigo do bairro também, teve uma banda bem ativa durante uns 10 anos, o Food For Life. Essa banda acabou em 2008 e desde entao ele toca com a gente.

Dudu (Oganpazan): Vocês têm uma excelente aceitação na Europa, creio que muito pelo fato de tocarem em inglês. Acham que isso vai mudar com esse álbum em português?

Questions: Sinceramente não sabemos como a galera vai receber o material novo, mas só pelo fato dos selos quererem lançar e pelo retorno  que tivemos até agora, temos certeza de que estamos num bom caminho. Lá a cultura de se interessar pelas mensagens da banda é muito forte, então as pessoas valorizam as letras, vão atrás da tradução, etc. E muita gente lá já nos perguntou porque a gente não cantava na nossa língua natal. Então achamos que isso não vai fechar portas pra gente não, pelo contrário.

Dudu (Oganpazan): E tour pelo Brasil? Estão programando algo?

Questions: Sim! Agora em setembro iremos tocar pela primeira vez no México! E em seguida temos muita coisa marcada até o final do ano, segue as datas já confirmadas no momento.

Agenda:

Setembro:

06/09 – Querétaro/MX @ Mas Sabe El Diablo 
07/09 – Colima/MX @  Quilombo 
08/09 – Guadalajara/MX @ Harlem 
11/09 – Cuernavaca/MX @ TBA
12/09 – CDMX/MX @ Foro Alicia *New Lows y Dumah
13/09 – Toluca/MX @ Los Garcia *New Lows y Dumah
14/09 – CDMX/MX @ Off Limits

Outubro:

05/10 – Santo André @ 74club
06/10 – Campinas/SP @ Casa Rock
19/10 – Maringá/PR
20/10 – Londrina/PR
26/10 – Jundiaí/SP
27/10 – São Paulo @ Feeling

Novembro:

10/11 – Santo André/SP
15/11 – Belo Horizonte/MG
31/11 – Cabo Frio/RJ

Dezembro:

01/12 – Rio de Janeiro/RJ
14/12 – Blumenau/SC
15/12 – Balneário Camboriú/SC  
22/12 – Casa de Cultura do Butantã/SP

Dudu (Oganpazan): E Salvador? Vocês tocaram aqui uma vez, como foi a passagem?

Questions: Temos ótimas memórias de Salvador, do Wilson do Pastel de Miolos, que ajudou organizar o rolê, do Big e da galera! Nos sentimos em casa, não vemos a hora de voltar pra Bahia e outros estados do NE!
Toda a energia do povo daí, que a gente sempre ouviu falar, é verdade mesmo! Sentimos na pele. Agora com o show novo, sem dúvida que retornaremos! No ano que vem estaremos aí novamente!

Dudu (Oganpazan): Deixem um recado final pros leitores e leitoras do Oganpazan.

Questions: Um grande abraço do Questions para quem leu essa entrevista! Se vocês leram é porque de alguma forma se identificam ou se interessam pelo que a gente faz, então tamos juntxs!
Estamos vivendo um momento terrível nesse país e no mundo em geral, uma onda de pensamento autoritário e violento conseguiu chegar ao poder em muitos lugares e isso representa uma ameaça à todxs nós. É mais importante do que nunca tomarmos conta uns dos outros e seguir tentando espalhar uma mensagem de luta e consciência. De união, de respeito às diferenças e de solidariedade, independente da cor da pele, orientação sexual ou crença de cada um.
O Questions sempre bateu nessa tecla e vai continuar na luta! Esperamos dar a nossa contribuição… agora em português!

Nos vemos nos shows!

 

 

 

Matérias Relacionadas

Quando o sucesso cantou para Léo da Bodega 

Redação Oganpzan
4 anos ago

Billy Sujo e as verdades que os racistas não querem digerir

Redação Oganpzan
5 anos ago

Harvey Mandel & seu legado no Snake Box

Guilherme Espir
3 anos ago
Sair da versão mobile